Em 2024, a Prefeitura de Camaçari, por meio da Secretaria da Habitação (Sehab), desempenhou um papel central em diversas áreas, com destaque para a construção e entrega de unidades habitacionais, iniciativas voltadas à educação cidadã e empreendedora, e ações de regularização fundiária.
O ano iniciou com a entrega de 55 imóveis na 3ª etapa do Programa de Urbanização, Regularização e Integração de Assentamentos Precários, no conjunto habitacional de Burissatuba, popularmente conhecido como “casinhas do Buri”. Esta ação, realizada com recursos do Fundo Nacional de Habitação de Interesse Social (FNHIS), resultou na entrega de 250 unidades habitacionais na região.
Além disso, a Sehab assinou contratos para a construção de 1.344 novas moradias, distribuídas entre os empreendimentos Verdes Horizontes I e II (384 unidades), Serra Verde I e II (480 unidades), e Novo Horizonte I e II (480 unidades). A inclusão dessas obras no cadastro nacional do Programa Minha Casa, Minha Vida (PMCMV), do governo federal, também possibilitou que a pasta cadastrasse, entre agosto e novembro de 2024, mais de 24 mil beneficiários elegíveis, por meio de um processo de cadastramento que ocorreu na sede, costa e zona rural do município.
Em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), a Sehab promoveu a Feira da Cidadania nos conjuntos habitacionais Residencial Caminho do Mar II, em Barra do Jacuípe; e Alpha de I a VI, no Jardim Limoeiro. O evento ofereceu cursos e serviços de assistência à comunidade, integrados ao Projeto de Trabalho Social (PTS), que visa capacitar, gerar emprego e renda, e incentivar a cultura empreendedora entre os moradores.
No campo da regularização fundiária, ações importantes garantiram o direito à posse legítima de imóveis para diversas famílias. Na localidade de Areias, na costa, 50 propriedades receberam o título de legitimação de terras. Outros 60 títulos foram entregues aos moradores do Conjunto Habitacional Bouganville, no bairro Ponto Certo, na sede, que agora têm o reconhecimento jurídico de suas propriedades.
Em complemento a essas ações, a Sehab lançou a Cartilha Reurb Fácil, com o objetivo de orientar e facilitar o acesso da população aos serviços públicos relacionados à regularização fundiária em Camaçari.
Com essas e outras iniciativas, a Sehab consolidou, em 2024, avanços significativos na melhoria das condições habitacionais e sociais da população, promovendo um ambiente mais justo e acessível para todos.
Foto: Tiago Pacheco/Jean Victor/Arquivo