Camaçari: Consultório de saúde é inaugurado em Cordoaria nesta quarta (26)

Nesta quarta-feira (26/10) o prefeito de Camaçari, Elinaldo Araújo e o secretário da Saúde, Elias Natan, inauguraram o consultório de saúde na Associação de Moradores da Cordoaria. Pedido antigo dos moradores, o espaço funcionará com atendimentos semanais com consultas médicas e de enfermagem, vacinação, testes rápidos, dispensação de medicamentos, triagens odontológicas, dentre outros serviços.

Morador da Cordoaria e membro da associação de moradores, Eduardo Costa ressaltou a importância do consultório. “Agradeço primeiramente a Deus e depois ao secretário Elias Natan que teve um olhar de sensibilidade para a nossa comunidade, trazendo esse consultório para gente. Só nós sabemos o custo e as dificuldades de transporte que temos para irmos para Cajazeiras de Abrantes. Só para ir para lá gastamos R$ 30. Muitos deixaram de ir ao médico por isso”.

O prefeito Elinaldo afirmou que, “com esse consultório estamos levando a saúde para perto da população. Não estamos mais esperando que a população vá até as unidades de saúde, nós estamos indo até ela. E o trabalho do secretário e da sua equipe tem tornado isso possível”.

O gestor da Secretaria da Saúde explicou como funcionará o consultório. “Os atendimentos acontecerão conforme a demanda da comunidade. Traremos até os moradores os serviços que hoje eles têm na USF [Unidade de Saúde da Família] Cajazeiras de Abrantes, mas que não conseguem ter acesso devido à dificuldade de irem até lá. Agradeço ao prefeito por ter atendido nosso pleito. Desde que assumi a gestão da Sesau tenho trabalhado para garantir o acesso das pessoas aos serviços de saúde”, disse Natan.

No primeiro dia de funcionamento do consultório de saúde, a Sesau preparou atividades com ações do Outubro Rosa, atendimentos médicos e de enfermagem, vacinação, testes rápidos e a presença do Odontomóvel. “Nossa unidade móvel de odontologia ficará aqui na comunidade, inicialmente, por 15 dias, oferecendo, inclusive, serviços de raio-x odontológico. E havendo necessidade, poderá ficar por mais tempo”, afirmou Elias Natan.

Foto: Jean Victor