Com investimento superior a R$ 39 milhões, Itacimirim receberá o projeto Caminhos do Mar, que consiste em obras de urbanização e requalificação que vão beneficiar desde a entrada da localidade até a praia, bem como os acessos à Foz e Ilha do Meio. Quanto à Lagoa das Virgens, o espaço passará por intervenções de urbanização e para a sua perenização. O local de ingresso à comunidade será contemplado com um portal moderno com letreiro, paisagismo, guarita, pergolado, área destinada a mototaxistas e iluminação. O pórtico seguirá o mesmo modelo do que será implantado em Guarajuba.
“Logo, logo poderemos visualizar o começo das melhorias que serão feitas em Itacimirim. A gestão tem investido bastante na infraestrutura da nossa cidade. Já assinamos a ordem de serviço para que a empresa possa dar início à obra. Os serviços promoverão melhor qualidade de vida para a população que vive e frequenta a comunidade”, explicou a gestora da Secretaria da Infraestrutura (Seinfra), Joselene Cardim. A pasta será responsável pela fiscalização das benfeitorias, que tem um prazo estimado de execução de 12 meses.
O principal eixo de circulação da localidade será beneficiado com serviços de requalificação da pavimentação; melhorias na drenagem; mais de 20 mil m² de passeios; 6.400 m² de ciclovia, além da implantação de ciclofaixa; bicicletário; deck em madeira em vários trechos; iluminação em LED; paisagismo e sinalização. No acesso à Ilha do Meio, também serão feitas melhorias.
Na área de lazer, o projeto prevê instalar itens de convívio social, recreativos e de fomento à economia local ao longo do perímetro de acesso à localidade. A pretensão é que contenha academia ao ar livre, três parques infantis, oito quiosques com dois módulos comerciais cada, um quiosque com quatro módulos comerciais, quatro sanitários com a estrutura separada para os públicos feminino, masculino e pessoas com deficiência (PcD).
A titular da Secretaria do Turismo (Setur), Cristiane Bacelar, avalia o início das obras com muita satisfação e entusiasmo. “Para nós, é extremamente importante, pois o turismo vem se desenvolvendo a passos largos na nossa cidade, vem se consolidando como atividade prioritária. E esse investimento na infraestrutura turística na nossa costa é fundamental nesse momento. A requalificação das entradas das localidades traz uma identificação única e importantíssima quando estamos falando de promoção do turismo. As pessoas precisam entender o limite da costa e traz para a cidade um sentimento de pertencimento”, dividiu.
A intervenção representa uma modernização de suma importância para propiciar maior segurança e conforto aos usuários, trazendo condição permanente de trafegabilidade, melhoria do sistema viário, adequação da acessibilidade e reordenação dos espaços públicos. A iniciativa faz parte do planejamento de ações do Programa de Integração e Desenvolvimento Urbano, Social e Ambiental de Camaçari.