Camaçari: Limpec leva tecnologia e conscientização à Guarajuba 

A Prefeitura de Camaçari, através da Empresa de Limpeza Pública (Limpec), realizou o primeiro dia da 3ª edição do Projeto “Meu descarte legal – na praia”, neste domingo (4/2), em Guarajuba. Com estande montado à beira-mar, a iniciativa promoveu uma ação de conscientização, para moradores, turistas e visitantes, e de redução de danos ambientais de forma interativa e tecnológica. Com suporte de óculos de realidade virtual, os participantes puderam visualizar como o ambiente seria impróprio para a visitação e para o banho se não houvesse o controle sobre a limpeza e o descarte de forma incorreta de resíduos.

Através de diálogo e orientação, sobre a importância de manter a praia limpa para assegurar a saúde dos mares, animais marinhos e até mesmo da vida humana, o projeto iniciou o dia com as equipes da Limpec colocando em prática os trabalhos sobre os efeitos danosos dos resíduos no meio ambiente. Para reforçar a ação, foram distribuídos sacos biodegradáveis aos banhistas para descartar os resíduos produzidos de forma segura. Enquanto isso, no drive instalado pela empresa na praça de Guarajuba, outra equipe realizou a limpeza manual da faixa de areia. 

“Tenho muito orgulho do “Meu descarte legal – na praia”, um projeto que muitos tentaram copiar. Nós o concebemos priorizando o diálogo com a população. Nesta edição temos uma equipe gigantesca, novos voluntários e servidores, que passaram por treinamento e se juntaram a nós. Além disso, trazemos tecnologia e novas formas de informação, como óculos de realidade virtual, para que as pessoas vejam o fato que não queremos alcançar. Hoje, nossa missão é uma ação humanitária, estamos preparados para realizar uma educação efetiva”, explica Áldene Motta, diretor-presidente da Limpec.

Andressa Leite, turista de Salvador, que estava curtindo a praia com a família, foi uma das banhistas abordadas pela equipe do projeto. Para ela, a iniciativa realizada pela Limpec é muito necessária. “Essa é uma ação muito importante. Existem muitas pessoas inconscientes e mal-educadas na praia. Eu, como frequentadora de Guarajuba, agradeço por essa atitude e espero que outros possam ter essa preocupação”, pontuou.

A manhã de conscientização foi acompanhada pela animação do grupo de zumba “Lobinhas”, que colocou a Trupe da Reciclagem da Limpec e todos os participantes para dançar. Estima-se que 4 mil pessoas foram alcançadas neste domingo pelo projeto, em Guarajuba.

O “Meu descarte Legal – Na praia” retorna no dia 18 de fevereiro, desta vez, na praia de Jauá, com edição especial de Carnaval.

Foto: Arquivo