Camaçari: População já pode realizar o descarte regular no EcoPev do Nova Vitória

A população de Camaçari conta com mais um Ponto Ecológico de Entrega Voluntária (EcoPEV), localizado na Rua Padre Paulo Maria Tonucci, no bairro Nova Vitória, ao lado do Terminal Rodoviário. Para ver o local, que começou a funcionar nesta quinta-feira (8/12), o prefeito Elinaldo Araújo realizou uma visita técnica.

“Mais um EcoPEV entregue em nossa cidade, após o da Gleba C, do Ponto Certo e de Arembepe. Aqui pode ser descartado entulho, poda e tem também a coleta seletiva de papel, vidro, plástico e metal. Isso vai melhorar muito a limpeza dessa localidade. É a limpeza avançando, e Camaçari avançando”, destacou o prefeito Elinaldo.

O objetivo da Secretaria dos Serviços Públicos (Sesp), que é responsável pelo EcoPEV,  é ter outros espaços como este na cidade, e mais um já está em construção, em Monte Gordo. A titular da pasta, Arlene Rocha, falou sobre o planejamento. “No início do próximo ano a gente deve entregar outros EcoPEVs, porque a intenção da gente é fazer com que as pessoas tenham consciência do ponto que vão ter para descarte, e que façam o descarte legal, não jogando nas ruas, que traz prejuízos tanto para o município quanto para os munícipes. Fazendo isso, a gente diminui os problemas com bichos e insetos, além de doenças”.

A primeira pessoa a utilizar o espaço foi o aposentado Valdir Crispim dos Santos, 66 anos, que é morador da região. “Ficou bem organizado e vai beneficiar toda a população do Nova Vitória. Veio em uma boa hora, porque isso aqui era um negócio muito horrível, o pessoal jogava lixo em todo lugar, na rua, e esse modelo novo, que estão implantando, só vai trazer benefícios para a população”.

O diretor-presidente da Limpeza Pública de Camaçari (Limpec), Áldene Motta, esteve presente e destacou a importância da coleta seletiva, que pode ser realizada no espaço. “Hoje, um dos maiores problemas no município é o acúmulo de resíduos. O que podemos fazer com a coleta seletiva é transformar o que é um problema em solução, que é pegar esse resíduo, que separado corretamente, nós transformamos em renda para as pessoas, porque mandamos para a cooperativa de materiais reciclados. Lá, ele é comercializado, que é transformado em dinheiro, se tornando o sustento de diversas famílias”, finalizou.

O EcoPEV conta com containers para resíduos sólidos e recipientes para materiais recicláveis. Cada pessoa pode descartar gratuitamente até 2 metros cúbicos (m³)/dia, o equivalente a dez carrinhos de mão convencionais de obra. O funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e aos sábados, das 8h às 12h.

Além da coleta regular de lixo doméstico, para manter a cidade limpa e organizada, a Sesp disponibiliza também Pontos de Entrega Voluntária (PEVs), que ficam nos bairros Burissatuba, na Rua Nova da Palha; Mangueiral, na Avenida Rio Bandeira; no Phoc III, na Avenida Luiz Gonzaga; e no Dois de Julho, na Rua Pascoal.

Foto: Jean Victor