Camaçari: Prefeito assina memorando de intenção com a Quinto Energy

Um passo importante para a implantação de uma planta de hidrogênio verde (H2V) em Camaçari foi dado nesta terça-feira (18/7), durante reunião realizada em Portugal pelo prefeito Elinaldo Araújo e o diretor de Negócios da empresa Quinto Energy, Ricardo Galvão. É que foi assinado o memorando de entendimentos para discutir a viabilidade da usina de H2V ser destinada ao município.

“Esse documento que assinamos é de compromisso para viabilizar a chegada da Quinto Energy no nosso município. Vamos trabalhar em parceria, na busca de incentivos fiscais, na identificação de áreas viáveis, viabilizar caminhos para que a gente tenha mais investimentos, emprego e renda. Foi o que viemos buscar em Portugal e logo no primeiro dia de reuniões já temos essa boa notícia”, afirmou o prefeito Elinaldo.

A empresa é especializada no desenvolvimento de projetos de energias renováveis (eólica e solar) em larga escala, e futura produtora de hidrogênio verde e amônia verde. O diretor de Negócios, Ricardo Galvão, explicou que a prioridade é que o projeto seja implantado no Polo Industrial. “Camaçari tem toda a infraestrutura e logística que precisamos pronta. A nossa expectativa é que sejam produzidas mais de 800 mil toneladas de hidrogênio verde, a partir de 14 GW [Gigawatts] de capacidade dos nossos cinco complexos híbridos, que estão sendo desenvolvidos na Bahia”, pontuou Galvão.