Camaçari: Prefeito participa do Seminário Nacional Educar pra Valer no Ceará

Na manhã desta quinta-feira (30/6), o prefeito de Camaçari, Elinaldo Araújo, acompanhado da secretária da Educação, Neurilene Martins, de técnicos da pasta e da primeira-dama, Ivana Paula, participaram da abertura do Seminário Nacional Educar pra Valer 2022, que acontece em Sobral, interior do Ceará. O evento, que conta com representantes de dezenas de cidades do Brasil, terá dois dias de programação, com palestras, rodas de conversas e visitações.

“A educação em Camaçari tem sido nossa prioridade. Melhoramos as escolas, fizemos a entrega de fardamento, kit escolar, kit chuva, entregamos computadores para os professores e implementamos o café da manhã nas escolas, mas mesmo com todas essas ações, não perdemos o foco para a qualidade do ensino para nossas crianças, por isso  participar deste seminário e aprender com quem sabe fazer uma educação pública de qualidade é tão importante”, afirmou o prefeito Elinaldo.

O modelo educacional na cidade de Sobral é referência em todo o país, pela quarta vez consecutiva, a cidade ficou em primeiro lugar no Índice de Oportunidades da Educação Brasileira (Ioeb). O índice reúne informações sobre a qualidade da oferta para alunos que frequentam as redes públicas e privadas, bem como os que não frequentam a escola.

Para a secretária da educação, Neurilene Martins, a participação neste seminário é um marco para Camaçari. “Estamos integrando um grupo de 48 municípios do Brasil que estão traçando estratégias para garantir uma alfabetização para todos os alunos da rede, através de uma política de estado. O prefeito Elinaldo está fazendo a diferença na educação, através de ações de valorização profissional, de inovação pedagógica, para que de fato a escola seja um espaço de aprendizagem”, pontuou a titular da pasta.

“A sala de aula é um pedaço do Brasil, à medida que estamos trabalhando na alfabetização das crianças, estamos ajudando a construir o Brasil”, afirmou Veveu Arruda, diretor-executivo da Associação Bem Comum, que participou da abertura do evento. Participam da iniciativa 48 redes municipais de educação em todo Brasil.

Para o presidente do conselho da Fundação Lemann, Jorge Paulo Lemann, o exemplo de Sobral deve ser seguido por todo o país. “Eu admiro o trabalho contínuo feito no município de Sobral, essa referência e esse modelo devem ser seguidos pelos municípios, para que a alfabetização de qualidade alcance todo o Brasil”, concluiu.

O Ceará segue sendo referência na educação para o País. No mais recente resultado do Índice de Oportunidades da Educação Brasileira (Ioeb), o Estado ocupa as nove primeiras posições nacionais e representa 18 das 20 primeiras também do universo de 5.126 municípios avaliados.

Foto: Jean Victor