Camaçari: Qualifica Turismo promove capacitação em Abrantes

Promovido pela Prefeitura de Camaçari, começou nesta segunda-feira (10/4) o primeiro curso gratuito do programa Qualifica Turismo. Dentro do conjunto de quatro formações presenciais dedicadas ao distrito de Vila de Abrantes, o de Qualidade no Atendimento ao Turista possui carga horária total de 20h/aula, e acontece até o dia 24 de abril, sempre das 8h às 12h, às segundas e quartas-feiras, no Centro Educacional Marquês de Abrantes.

Fruto de parceria entre a Secretaria do Turismo (Setur) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), a iniciativa vai circular por toda a costa e sede do município. Delma Santana, gerente de Educação Profissional do Senac, explicou que “estamos iniciando agora aqui em Abrantes, com quatro cursos, e nesta manhã iniciamos com o curso Qualidade no Atendimento ao Turista. Hoje à tarde começamos outro [Técnicas Avançadas de Vendas e Atendimentos], e todos voltados pra esse segmento de turismo, porque a gente sabe que é uma necessidade”, declarou.

Quem ainda não conseguiu se inscrever, pode buscar orientações mais específicas entrando em contato com o Senac, através do número de telefone (71) 3454-0552, ou fazer sua inscrição por meio deste link. Em Vila de Abrantes são oferecidos os cursos de Qualidade no atendimento ao turista, Técnicas avançadas de vendas e atendimento, Desenvolvendo agentes do turismo regional, e Empreendedorismo digital e geração de renda. A duração varia de 20 a 30 horas/aula e serão realizados no Centro Educacional Marquês de Abrantes até 4/5, pela manhã ou à tarde.

Quem garantiu uma dessas vagas foi a técnica em radiologia Cláudia Alves. Moradora da localidade de Jauá, preferiu se adiantar, nem esperando que a formação chegasse até lá. “Eu tô vendo essa formação gratuita como uma oportunidade, né? Pra voltar a me inserir no mercado de trabalho e, na verdade, adquirir novos conhecimentos”, disse. Além desse curso atual, Cláudia ainda faz outros cursos na área, também pelo Senac, como o de recepcionista e gestão financeira, por iniciativa própria.

Para Vila de Abrantes são 80 vagas, sendo 20 dedicadas a cada formação. Para se inscrever, os documentos necessários são: RG, CPF, comprovantes de escolaridade e de endereço atualizado, embora não seja obrigatório que a residência seja na localidade onde o curso é ministrado.

No total, o Qualifica Turismo promoverá 11 cursos, sendo Cordoaria a próxima localidade a receber seis formações dentro da iniciativa. São elas: Ecoturismo e desenvolvimento local; Inglês básico aplicado aos serviços turísticos; Espanhol básico aplicado aos serviços turísticos; Higiene na manipulação de alimentos; Preparo de doces cristalizados e compotas; e Técnicas avançadas de vendas e atendimento.

Para Cordoaria, as matrículas seguem de 24 de abril a 2 de junho, ou até o preenchimento das 20 vagas disponíveis para cada formação. De 24 a 28 de abril poderão se inscrever os interessados nos cursos de Higiene na manipulação de alimentos; Preparo de doces cristalizados e compotas; e Técnicas avançadas de vendas e atendimento. De 29 de maio a 2 de junho as inscrições estarão abertas para Ecoturismo e desenvolvimento local; Inglês básico aplicado aos serviços turísticos; e Espanhol básico aplicado aos serviços turísticos.

Rubem Almeida, assessor especial da Setur, destacou o compromisso e a sensibilidade da prefeitura na criação de caminhos para ofertar aos munícipes possibilidades de trabalho e de capacitação, a fim de gerar emprego e renda. “A pandemia passou, e com ela todo esse processo de retenção. As pessoas estão motivadas, e com vontade de verem, de fato, alguma coisa acontecer em suas vidas. E como a gente bem acabou de ouvir do professor, é conhecida a dificuldade de encontrar pessoas qualificadas no ramo do turismo”, explicou, justificando a importância da parceria da pasta com o Senac a fim de promover a qualificação das pessoas no território.

Além de Abrantes e de Cordoaria, recebem o Qualifica Turismo as localidades de Jauá, Arembepe, Barra do Jacuípe, Guarajuba/Monte Gordo, Itacimirim/Barra do Pojuca, e a sede do município. Em seu conjunto, serão 11 os cursos ofertados: Desenvolvendo agentes do turismo regional; Ecoturismo e desenvolvimento local; Qualidade no atendimento ao turista; Empreendedorismo digital e geração de renda; Inglês básico aplicado aos serviços turísticos; Higiene na manipulação de alimentos; Planejamento e administração de restaurantes e bares; Preparo de doces cristalizados e compotas; Espanhol básico aplicado aos serviços turísticos; Condutor em turismo – cultura, ecoturismo e roteiros; Técnicas avançadas de vendas e atendimento.

AGENDA QUALIFICA CAMAÇARI – VILA DE ABRANTES

Empreendedorismo Digital e Geração de Renda – 20h
Período: 12/4/23 a 26/4/23 (quarta e quinta)
Horário: 13h às 17h
Pré-requisitos: Ensino Fundamental incompleto/ A partir 16 anos.

Desenvolvendo Agentes do Turismo Regional – 30h
Período: 12/4/23 a 4/5/23 (quarta e quinta)
Horário: 8h às 12h
Pré-requisitos: Ensino Fundamental incompleto/ A partir 18 anos.

Qualidade no Atendimento ao Turista – 20h
Período: 10/4/23 a 24/4/23 ( Segunda e Terça)
Horário: 8h às 12h
Pré-requisitos: Ensino Fundamental incompleto/ A partir 16 anos.

Técnicas Avançadas de Vendas e Atendimentos – 20h
Período: 10/4/23 a 24/4/23 (segunda e terça)
Horário: 13h às 17h
Pré-requisito: Ensino Fundamental completo/ A partir 16 anos.

Foto: Jean Victor