A primeira edição dos Jogos da Diversidade promove várias atividades esportivas nos dias 23 e 24 de abril, em Camaçari. Durante os dois dias serão realizadas competições de futebol, futevôlei, baleô, baralho, dominó, corrida de salto e arremesso de bolsa. O evento acontecerá no Clube Arsenal, localizado na avenida Tupinambás (antiga Radial C).
A abertura acontece sábado (23/4), a partir das 13h, com apresentações, além da presença de autoridades municipais e convidados representantes do público LGBTQIA+. Domingo (24/4), as competições começam às 8h, e devem se estender até o final da tarde. Durante o mês de abril, o Núcleo de Políticas Públicas de Cidadania e Direitos de LGBTQIA+ (SOMA), órgão vinculado à Secretaria do Desenvolvimento Social e Cidadania (Sedes), recebeu inscrições para cadastrar os interessados em participar das atividades.
Organizado pela prefeitura, por meio da Secretaria do Esporte, Lazer e Juventude (Sejuv), em parceria com a Sedes, a iniciativa tem o objetivo de promover a inclusão de pessoas de diferentes gêneros, à saúde, cidadania e a integração da população-alvo na convivência social, sobretudo, incentivar a participação plural e diversificada, de forma solidária, através dos ideais esportivos.
Para o titular da Sejuv, Jorge Curvelo, o esporte tem uma linguagem universal, com princípios e fundamentos que estimulam a convivência e socialização com a diversidade, nas mais amplas manifestações. “Todas essas características podem ser alcançadas quando se trata de jogos não exclusivamente competitivos, no qual também se trabalha o lúdico e o lazer”, pontuou.