Dando continuidade à gestão das repercussões decorrentes da circulação de um livro que não faz parte do acervo da biblioteca escolar e cujo conteúdo não condiz com o projeto pedagógico orientado pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a Secretaria da Educação (Seduc) realizou, na manhã desta sexta-feira (2/9), a escuta dos responsáveis legais da aluna para quem o livro havia sido entregue. O encontro se constituiu em um momento de diálogo e esclarecimentos, conduzido pela secretária Neurilene Martins, que contou com a presença dos pais, da direção da unidade de ensino e de equipe pedagógica multidisciplinar.
A titular da Seduc ressaltou a importância do diálogo entre a comunidade escolar e as famílias dos alunos, seja em momentos de conflito ou de celebração de resultados positivos, sempre visando a melhoria progressiva da oferta da educação pública. “Quero destacar que compartilhamos do mesmo intuito, que é resolver esse conflito dentro dos princípios da cultura da paz. Abrimos uma sindicância e vamos seguir com a oitiva dos envolvidos”, afirmou. O vereador Manoel Filho também acompanhou o encontro, enquanto representante do Poder Legislativo e da comunidade.
O pai da estudante afirma que a atenção destinada pela Seduc o tranquiliza. “Agradeço pela atenção, por terem vindo aqui prestar esses esclarecimentos e, principalmente, por nos ouvir”, afirmou, lamentando o fato da discussão ter adquirido tons exaltados num primeiro momento. A secretária se colocou à disposição para diálogos futuros e reafirmou o compromisso em seguir acompanhando o caso.