Nesta quarta-feira (18/1), a Secretaria dos Serviços Públicos (Sesp), realiza as últimas entregas do kit de identificação para ambulantes que trabalham na região das praias de Jauá e Arembepe. No período da manhã, os trabalhadores da conhecida “Praia do Oi”, receberam um crachá com sua foto impressa, mais camiseta em azul bebê, cor escolhida para distingui-los dos demais vendedores, que atuam em outras praias da costa camaçariense. Para os ambulantes de Arembepe, a entrega acontece à tarde, a partir das 14h, na Praça dos Coqueiros.
A titular da pasta, Arlene Rocha, que acompanha a entrega dos kits desde o início em 11 de janeiro passado, na localidade de Itacimirim, lembrou que “este é o resultado de um conjunto de ações que realizamos em 2022, quando atualizamos o cadastro de ambulantes antigos e cadastramos novos trabalhadores; e oferecemos capacitação técnica, em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae)”. A secretária ainda pontuou, que “mais capacitações acontecerão em 2023, de forma ainda mais avançada”.
Atuando como ambulante desde 2021, Fabiana França, de 40 anos, destacou a segurança que a padronização promove. “É seguro para nós, que estamos nas ruas trabalhando, e também para os visitantes. Agora a gente pode se aproximar, sem sofrer preconceitos, e os clientes não ficarão preocupados”, comentou a moradora de Jauá, que trabalha vendendo cachorro-quente, principalmente nos fins de semana.
O casal, Maria Nascimento e Neandro Santos, trabalham com venda de picolés. Ela, que está na atividade há mais de 15 anos, e ele que assumiu o ofício há 5 anos, declararam estar felizes com a iniciativa da Sesp. Enquanto Maria pontuou sobre valorização profissional, dizendo que, “nos sentimos valorizados, e acreditamos que seremos mais respeitados, porque as pessoas vão nos enxergar com outro olhar”; seu esposo ressaltou a importância de se intensificar a fiscalização e combate à clandestinidade, afirmando, “a partir de agora a fiscalização pode melhorar, porque quem tem direito de atuar aqui, está identificado”.
Também receberam os kits, com camiseta e crachá, os ambulantes de Barra do Pojuca, Barra do Jacuípe, Monte Gordo e Guarajuba, que oferecem uma variedade de produtos para todos os gostos. “Temos as baianas de acarajé, sorveteiros e queijeiros, também cadastramos artesãos, vendedores de cachorro-quente, comidas e bebidas em geral. Todos devidamente instruídos, para atender aos frequentadores de nossas praias, da melhor forma, com qualidade, e principalmente segurança”, ressaltou a gestora Arlene.
Os cursos de capacitação, cadastramento e recadastramento dos ambulantes de Camaçari, uniformização dos trabalhadores, são algumas ações, desenvolvidas pela Prefeitura de Camaçari, através da Sesp, com o intuito de combater a ação irregular de pessoas que vêm de fora. “É um conjunto de ações, que visam priorizar nossa população. Intensificaremos a fiscalização, e não será permitida a ação de pessoas, sem a devida caracterização”, ressaltou Arlene.
Foto: Jean Victor