Informação com credibilidade

Camaçari: Setur promove visita de inspeção na Reserva Uirapuru em Barra do Pojuca

Trilha na mata, travessia de rio com tirolesa, passeio de barco, contato com abelhas sem ferrão e muitas outras aventuras foram vivenciadas por representantes de empresas do ramo de turismo nesta sexta-feira (24/5), durante visita de inspeção realizada na Reserva Uirapuru, localizada em Barra do Pojuca. A iniciativa, promovida pela Prefeitura de Camaçari, por meio da Secretaria do Turismo (Setur), visa inspecionar roteiros turísticos da costa do município. 

Conforme explicou a gestora da Setur, Lúcia Bichara, as visitas de inspeção são vivências importantes, que os operadores e receptivos de turismo podem desfrutar, para que possam observar quais locais estão mais de acordo com o perfil dos clientes. “Nesses momentos, eles têm a oportunidade de dar ideias e sugestões, que vão agregar valor aos nossos produtos turísticos, para que o público visitante se sinta ainda mais contemplado”.

Localizada às margens do Rio Pojuca, a Reserva Uirapuru é um refúgio natural particular no Litoral Norte. O local abriga uma enorme variedade de fauna e flora do bioma Mata Atlântica, incluindo árvores centenárias. Em uma área de 25 hectares, o santuário ecológico oferece uma experiência singular para os amantes da natureza, combinando paisagens deslumbrantes com uma ampla diversidade de atividades.

De acordo com Bichara, o local já recebe visitas, principalmente de grupos de estudantes. “Porém, agora vamos impulsionar ainda mais, porque estamos trazendo para essas visitas de inspeção a maior operadora de lazer e turismo da América Latina, que é a empresa CVC Corp, e isso significa um ganho imenso, pois estamos abrindo as portas de Camaçari para o mundo”. 

A especialista em Negociação de Produtos Bahia da CVC Corp, Zara Bastos, ressaltou que Camaçari tem elementos essenciais para ser um produto turístico de sucesso. “É um destino com potencial turístico maravilhoso. São 42 quilômetros de praias lindas, cada uma com sua peculiaridade”. Sobre a parceria com a gestão municipal, pontuou que, “acredito que essa união vai resultar naquilo que esperamos, que é tornar, de fato, a costa de Camaçari um destino procurado, desejado, e muito mais valorizado”.

Encantada com a experiência, Gabriela Silveira, representante da Grou Turismo – empresa operadora de turismo receptivo –, classificou o momento como “uma imersão de contato com a natureza”. Ao destacar a oportunidade de estar em contato com abelhas sem ferrão, como um dos momentos mais marcantes, ela ressaltou que,  “essa é uma experiência surreal, porque muitos medos, que carregamos desde a infância, desaparecem. O que vou sugerir a todos os meus clientes é que aproveitem este paraíso, porque vale muito a pena”. 

Maria Cláudia Guedes, gerente-geral da empresa Luck Receptivo, afirmou que, “quando a gente visita os produtos turísticos, como fizemos hoje, é para entender qual sensação vai provocar e qual impressão vai deixar, de tudo o que foi visto e sentido, em nossos clientes”. A profissional do ramo de turismo também ressaltou que as visitas possibilitam uma contextualização mais personalizada. “Assim, conseguimos formatar um roteiro que encha os olhos, para botar na prateleira e vender da melhor forma possível”, afirmou.

Moradores de Torres, cidade do Rio Grande do Sul, o casal de viajantes Caroline Melo e Eick Santos, 20 e 22 anos, respectivamente, chegaram a Camaçari na segunda (20). Trabalhando com produção de conteúdos para a internet, os jovens viajam o Brasil e, além de outras coisas, divulgam os principais pontos turísticos das cidades que visitam. “Já estivemos em 80 cidades, e seguimos para o oitavo estado. Aqui, descobrimos esse lugar maravilhoso e, com certeza, vamos indicar em nossas redes sociais”, comentou Erick.

A programação de visitas para inspeção de roteiros turísticos na costa do município continua na terça (28), na Aldeia Hippie de Arempebe; e no dia 5 de junho, os visitantes vão à Casa do Mensageiro, em Barra do Pojuca, bem como em Guarajuba, Itacimirim e Barra do Jacuípe. “Tudo que a gente puder fazer para colocar nossos produtos no portfólio dessas grandes empresas, faremos. Em breve, teremos uma famtour [viagem de familiarização] com a rede de distribuição da CVC Corp”, finalizou Bichara.

Foto: Josué Silva