Câmara aprova indicação de Dilson Magalhães Jr. para instalar Complexo Pesqueiro e Turístico em Camaçari

Na manhã de hoje (23), a Câmara Municipal aprovou a Indicação Nº 123/2024, de autoria do vereador Dilson Magalhães Jr. (PP), que visa instalar o Complexo Pesqueiro e Turístico de Camaçari, na localidade de Arembepe. A proposta foi aprovada à unanimidade pelos vereadores e segue para análise do Executivo.

Durante a sua fala, Dilson destacou a importância da iniciativa e defendeu que a proposta tem o respaldo da Secretaria Municipal de Turismo (Setur) e da Secretaria Municipal de Desenvolvimento da Agricultura e Pesca (Sedap), bem como do Governo do Estado, a partir de estudos técnicos realizados.

“Todos os dados já mostram que a nossa cidade precisa ter esse complexo, esse porto, considerando toda uma cadeia produtiva e social que virá com o advento dessa estrutura para Camaçari. Nós precisamos caminhar com a evolução das coisas e Camaçari não pode ficar de fora desse momento em que o mundo passa por uma sustentabilidade na questão alimentar, no fomento do emprego e renda”, defendeu Dilson.

O vereador explicou que em relação à pesca o litoral norte é, provavelmente, a área costeira menos explorada entre as diversas regiões da Bahia pela inexistência de bons portos que ofereçam total segurança. “É aqui que o nosso projeto se insere como uma alternativa baseada em estudos e discussões, cabendo a nós, homens públicos, estarmos atentos para propor ideias e soluções que venham explorar as nossas potencialidades e transformar a nossa realidade para melhor”, disse.

Acompanhado da secretária de Turismo, Lúcia Bichara, e do subsecretário da Sedap, Denilson Queiroz, que defenderam a proposta na Câmara, o vereador Dilson lembrou que Camaçari tem os exemplos de certificação internacional para a chegada de novos investimentos, como o selo Bandeira Azul nas praias de Itacimirim e Guarajuba.

“Camaçari já está na mão do desenvolvimento. Temos o selo Bandeira Azul, que é importante, é fruto de um trabalho dessa gestão, um selo internacional que coloca Camaçari nos holofotes mundiais porque existem vários critérios para que você seja credenciado com esse selo. Estamos investindo, preparando a costa de Camaçari, desde Abrantes, com as intervenções que estão sendo feitas, até Itacimirim. Atualmente, estamos melhorando a infraestrutura para receber esses equipamentos”, destacou o vereador.

Para Dilson, o complexo irá estimular investimentos através de parcerias público-privada; irá atrair novos empreendimentos com a geração de novos postos de trabalho para o fortalecimento da economia local; irá explorar os 42 quilômetros de costa com excursões turísticas, turismos subaquáticos dos acervos de barcos naufragados de outros séculos, bem como a pesca esportiva; irá prover estrutura que possa atracar veleiros, saveiros e escunas de excursões turísticas, atraindo turistas dos complexos hoteleiros do litoral norte e de Salvador, bem como promover um trabalho social nas comunidades da costa, gerando desenvolvimento e oportunidades de trabalho para pessoas em situação de vulnerabilidade social.

Fotos: Herics Trabuco (Câmara/Camaçari)