Sessão especial realizada no Plenário Cosme de Farias foi requerida pelo vereador Marcos Mendes
As cinco décadas de criação do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado da Bahia (CRMV-BA) foram celebradas, na noite desta segunda-feira, em sessão especial na Câmara Municipal de Salvador. O evento requerido pelo vereador Marcos Mendes foi realizado no Plenário Cosme de Farias.
O CRMV-BA foi fundado em 28 de julho de 1969, atendendo inicialmente os estados da Bahia e Sergipe. Em dezembro de 1982, com a fundação da regional sergipana, passou atender apenas o estado de origem. Encontram-se sob a jurisdição do Conselho mais de 6 mil médicos veterinários, 482 zootecnistas e 7,9 mil empresas.
Além da relevância histórica do cinquentenário, Marcos Mendes explicou que um dos motivos para propor a homenagem foi também a preocupação com os animais que sofrem com o barulho provocado nas festas juninas. “A ideia não é só fazer uma homenagem por meio da sessão, mas também manter uma relação na luta em defesa dos animais e na defesa da vida das pessoas”, disse Marcos Mendes, que é autor de projeto de lei que visa proibir o uso de fogos que produzam estampidos. Na oportunidade, ainda discursou contra o uso indiscriminado de agrotóxicos, responsável por diversos tipos de contaminação, e parabenizou antecipadamente o Dia do Veterinário, comemorado em 9 de setembro.
Durante a solenidade, Marcos Mendes entregou uma placa comemorativa ao Jubileu de Ouro (50 anos) ao presidente do CRMV-BA, Altair Santana de Oliveira, representando o “carinho da Casa Legislativa”. Um vídeo institucional exibido em telão contou um pouco da trajetória do Conselho Regional.
Momento histórico
Altair Santana afirmou que a medicina veterinária é mais ampla do que é propagado. “As pessoas costumam lembrar do veterinário por ser um cuidador da saúde de pequenos animais, mas a medicina veterinária é muito maior que isso. Estamos nas escolas, nos centros de pesquisa, gerando tecnologias e avanços científicos”, disse. Ele também agradeceu a iniciativa do vereador Marcos Mendes. “Me junto a todos os profissionais da medicina veterinária e da zootecnia da Bahia para agradecer por esta honrosa homenagem”, declarou, estendendo o agradecimento ao presidente da Casa, vereador Geraldo Júnior (SD).
O presidente do Conselho Federal de Medicina Veterinária, Francisco Cavalcanti de Almeida, fez um balanço dos 50 anos da atividade do CRMV e afirmou que a medicina veterinária cuida do reino animal como um todo. Também parabenizou a homenagem da Casa: “Esta é uma iniciativa brilhante, diante desta plateia formada por veterinários e zootecnistas já considero esta noite como um momento histórico e que me orgulha muito”.
Presente na solenidade, a vereadora Ana Rita Tavares (PMB), afirmou que tem a atuação na defesa da causa animal entrelaçada com o Conselho. “Esta é uma homenagem justa. Tenho muito a agradecer pelo trabalho de fiscalização desta autarquia, que alcança também a proteção animal”, observou.
Ao discursar, Marcos Mendes foi substituído na direção da mesa pela presidente da Sociedade de Medicina Veterinária da Bahia, Ana Elisa Fernandes de Souza Almeida, que já cumpriu dois mandatos à frente do CRMV-BA e foi homenageada no evento. Além dos citados, a composição da mesa contou ainda com as presenças Paulo Emílio Torres, superintendente federal da Agricultura da Bahia; Osvalrízio do Espírito Santo, presidente do Sindicato dos Médicos Veterinários; Frederico de Medeiros, presidente da Academia Baiana de Medicina Veterinária; Robson José Freitas de Oliveira, diretor da Associação Brasileira de Zootecnistas; e Luís Fernando Batista Pinto, representando a Escola de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade Federal da Bahia (Ufba). O mestre de cerimônia da solenidade foi o jornalista Leo Barsan.