Câmara debate projeto de requalificação da orla de Stella Maris e Ipitanga

O evento acontece dia 10 de setembro no

Hotel Catussaba Business

A insatisfação dos moradores de Stella Maris e Ipitanga, referente ao projeto de requalificação da orla marítima dos bairros, será debatida em audiência pública promovida pela Ouvidoria da Câmara Municipal (CMS). O evento acontece no dia 10 de setembro (terça-feira), às 9h, no auditório do Hotel Catussaba Business.

Para a ouvidora da Câmara, a vereadora Aladilce Souza (PCdoB), é preciso que o Poder Público escute os moradores das localidades. “As obras precisam trazer benefícios para a área, sem prejudicar a mobilidade, a natureza, e nem as pessoas que moram e trabalham lá”, pontua. No evento estarão presentes representantes da Comissão de Planejamento Urbano da CMS, da Associação Stella4Praias e da Fundação Mário Leal Ferreira (FMLF).

 Ordenamento urbano

A presidente da Associação Stella4Praias, Clarice Bagrichevsky, comentou sobre o assunto. “A associação é sempre favorável ao ordenamento urbano, desde que preservadas as características ambientais, ecológicas e culturais dos locais dessas intervenções, e com a escuta da população”, pontua. Ela completa que grandes alterações foram acrescentadas no projeto ao longo dos anos, e as “nossas sugestões não foram inseridas. Nesses 4 anos não havia como acompanhar o andamento do projeto porque não estava disponível no site da FMLF”, justifica.

Ainda segundo Clarice, o desenho original havia sido modificado em muitos aspectos: foram inseridos equipamentos que para a implantação, são devastadores ao meio ambiente; quadras de futebol que haviam sido contestadas pela Associação, apareceram novamente (e próximas de uma estação elevatória da Embasa). Também foram projetadas arenas que não existiam e quiosques de concreto, que foram motivo de representação no Ministério Público Federal e, oferecida denúncia, proibidos pela 13ª Vara Federal.