Arquiteto recebeu o Título de Cidadão de Salvador, nesta sexta-feira (10), em sessão solene requerida pelo vereador Claudio Tinoco
O arquiteto Gringo Cardia (Waldimir Cardia Júnior) foi homenageado pela Câmara com o Título de Cidadão de Salvador, na tarde desta sexta-feira (10), em sessão solene requerida e conduzida pelo vereador Claudio Tinoco (União). O novo cidadão soteropolitano nasceu em Uruguaiana/RS.
“Gringo Cardia criou uma nova linguagem nas áreas cenográficas de teatro, espetáculos de dança e shows, tornando-se um expoente das artes a partir da década de 1990”, destacou Tinoco em seu discurso de saudação. O vereador lembrou que o novo cidadão de Salvador ganhou vários prêmios internacionais, a exemplo do MTV, em Los Angeles, e o Laurence Olivier Award, em Londres.
Ainda em seu pronunciamento, Tinoco disse que Gringo colocou a sua inspiração em capas de discos, livros, cenários de shows, exposições temporárias, museus, circos e balés e desfiles de Carnaval.
Em Salvador, Gringo trabalhou em vários projetos culturais, como a Casa do Rio Vermelho – Jorge Amado e Zélia Gattai, em 2014. Também foi curador e design do Museu da Casa do Carnaval da Bahia, em 2018, e da Cidade da Música da Bahia, em 2020. No Carnaval, criou trios para Carlinhos Brown e Daniela Mercury e elaborou camarotes da folia. Os trabalhos desenvolvidos na capital baiana justificaram a concessão do título.
“Consagração”
Em seu discurso de agradecimento, Gringo afirmou que “esse título é uma verdadeira consagração” e “o mais importante de todos que ganhei”. Disse ainda que o seu canto predileto de Salvador é o bairro de Santo Antônio Além do Carmo, considerado “um lugar mágico”.
Agradeceu ao ex-prefeito ACM Neto e ao prefeito Bruno Reis “por me proporcionarem a oportunidade de realizar trabalhos relevantes para o engrandecimento desta cidade tão amada”. Também agradeceu ao vereador Claudio Tinoco e aos demais vereadores, que aprovaram por unanimidade o projeto de resolução que assegurou a outorga do Título de Cidadão de Salvador.
Encerrando a sua fala, confessou: “Tenho o maior orgulho de falar sempre de Salvador. Falo como se eu tivesse nascido aqui, ou que fizesse parte deste time, querendo convencer todo mundo que o melhor lugar do Brasil é Salvador”.
O Título de Cidadão de Salvador foi entregue pelas atrizes Regina Casé e Marisa Orth e pela sua irmã Gringa Cardia. Casé também saudou o amigo de muitas parceiras no campo cultural: “É uma justiça. O Gringo merece essa honraria. Temos uma paixão comum pela Bahia”.
Justificativa
Na justificativa do Projeto de Resolução nº 30/2020 que possibilitou a homenagem da Câmara, o vereador Claudio Tinoco informou que Gringo Cardia nasceu em Uruguaiana, no Rio Grande do Sul, em 1957, e se formou em arquitetura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Disse ainda que Gringo desenhou cenários para shows musicais e elaborou mais de 100 capas de discos de artistas reconhecidos nacionalmente e internacionalmente, como Tom Jobim, Marisa Monte, Gilberto Gil, Maria Bethânia, dentre outros.
Mesa de trabalho
Além do vereador Claudio Tinoco e de Gringo Cardia, participaram da mesa de trabalho da sessão solene o reitor da Universidade Federal da Bahia, Paulo Miguez, o secretário de Cultura de Salvador, Pedro Tourinho, a diretora-geral da Fundação Cultural do Estado da Bahia, Piti Canella, e as atrizes Regina Casé e Marisa Orth.
Amigos e diversas personalidades do meio cultural conferiram a outorga do Título de Cidadão de Salvador a Gringo Cardia. O Coral da Câmara, regido pelo maestro Carlos Veiga, fez uma apresentação na abertura dos trabalhos, dando um brilho especial à solenidade.