Campanha Letramento Digital em Sala de Aula premia educadores da rede municipal de Salvador

A Prefeitura de Salvador, através da Secretaria Municipal de Educação (Smed), em parceria com a Tech4Kids, realizou na manhã desta quinta-feira (11) o sorteio de 40 viagens, sendo 30 para São Paulo e dez para Lisboa, em Portugal. Os contemplados foram educadores que integram o sistema educacional municipal e participaram da campanha “Letramento Digital na Sala de Aula: Trilha para o Futuro”. O sorteio aconteceu no Centro de Formação Emília Ferreiro, no bairro do Costa Azul, e contou com a participação do músico Carlinhos Brown.

A Tech4Kids é uma plataforma que visa desenvolver habilidades digitais entre crianças e adolescentes. A campanha tinha como objetivo mobilizar a utilização da plataforma e reconhecer os professores como principais articuladores do projeto. O letramento digital na rede municipal abrange cerca de 80 mil alunos do 2º ao 7º ano do Ensino Fundamental. Além dos tablets, foram distribuídos mais de 14 mil chromebooks para potencializar o uso da plataforma “Ubbu”, que oferece aprendizado interativo através de jogos, vídeos animados e atividades, sendo utilizada em países como Estados Unidos, África do Sul, Espanha e Noruega.

Segundo o titular da Smed, Thiago Dantas, a iniciativa buscou preparar os alunos para o futuro. “Hoje é o fechamento de um projeto que teve início no começo do ano, que é o projeto de incentivo ao letramento digital nas escolas. Premiamos professores, gestores, coordenadores pedagógicos e gerências regionais que atingiram determinadas condições: quantidade de uso e quantidade de exercícios realizados. O impacto disso é enorme, porque o nosso grande desafio é, sobretudo, preparar os nossos alunos para o futuro”, explicou.

“Hoje, o letramento digital e a tecnologia são um consenso. Os empregos do futuro estão situados nos parâmetros dessas áreas de conhecimento. Então, na medida que a Prefeitura desenvolve um projeto que permite que os nossos alunos possam, desde cedo, se familiarizar com as linguagens e ter acesso a conteúdos específicos de iniciação e fundamentos da computação, isso abre a cabeça deles para o que está por vir no mundo a partir dessas novas perspectivas”, acrescentou o gestor.

Para a coordenadora de Tecnologia e Inovação Pedagógica da Smed, Jucineide Carvalho, a educação digital é “importantíssima” para o desenvolvimento dos alunos. “Quando a gente executa esse projeto digital, a gente está inserindo o cidadão no mundo digital de forma qualificada, porque é um professor que está ali acompanhando os estudantes. Eles estão tendo acesso à introdução dos princípios da computação, utilizando os equipamentos que têm, como tablets e e-books nas escolas, de forma pedagógica. Se a gente tem uma escola no mundo contemporâneo, a gente precisa dessa atualização dos projetos pedagógicos, da didática desses professores”, opinou.

Felizardas – Após o sorteio, as educadoras sorteadas não contiveram as emoções. Caliane de Santana, professora da Escola Municipal Frei Leônidas Menezes, vencedora da viagem para São Paulo, foi uma delas. “Eu estou sem palavras, porque, quando iniciei, eu até comentei com colegas que não tenho muita sorte nessas coisas. A gente vem trabalhando com vários segmentos do conteúdo de forma positiva. Os alunos ficam animados, especialmente nos dias específicos que temos aulas usando a plataforma. Para eles é bom. Além disso, eles ficam ansiosos, até aqueles que não sabem muito, acabam buscando junto com um colega”, contou.

A professora Laila Melo, da Escola Municipal Leonel de Moura Brizola, também vencedora da viagem para São Paulo, relatou que o sentimento é de “alegria”. “Sempre que a gente ganha algum tipo de prêmio, alguma valorização do nosso trabalho, o sentimento é de alegria. A experiência foi muito boa, principalmente vendo a participação dos estudantes e o crescimento deles desde o início da utilização da plataforma. Eles aprenderam desde os pequenos detalhes, como a utilização do próprio teclado e as nomenclaturas, como o arroba, por exemplo. Então, começamos do básico mesmo, até conseguirem mexer na plataforma”, disse.

Para Maria Josy, professora da Escola Municipal Alto de Coutos, vencedora da viagem para Lisboa, o uso da plataforma foi um “desafio”. “Porque acaba sendo desafiador, já que as crianças estão em processo de alfabetização e letramento. Foi um processo de muito esforço e dedicação, mas conseguimos. Os meninos adoram a plataforma, eles adoram utilizar os jogos. Às vezes, dizem: ‘Professora, me ajuda aqui com algum jogo que não conseguem realizar’, e a gente vai lá e consegue auxiliá-los. É muito gratificante, porque é uma aula bem descontraída para os meninos do 5º ano, principalmente”, afirmou.

Parceria – A colaboração com a Tech4Kids surgiu para proporcionar o desenvolvimento digital de alunos da rede municipal da capital baiana. A diretora da Tech4Kids, Evandra Camargo, explicou como a iniciativa surgiu. “Esse projeto começou com uma empresa portuguesa chamada Ubu, que desenvolveu essa plataforma de letramento digital para crianças do Ensino Fundamental I e II. Conhecemos o projeto e achamos muito interessante, especialmente pela facilidade da língua. Trouxemos a plataforma para o Brasil e a ‘tropicalizamos’ para que algumas atividades fossem mais adequadas ao nosso cenário”, declarou.

Um dos patrocinadores do projeto, o músico Carlinhos Brown acreditou que a iniciativa tinha a cara da cidade. Sendo assim, foi feito um piloto antes da pandemia de Covid, em 2019, com recomeço em 2021.

“A educação como um todo é importante em todos os setores e currículos. Mas é claro que o mundo está cada vez mais tecnológico e a sociedade conversa muito com a tecnologia. O Brasil investe muito no setor, mas nós ainda consumimos mais do que desenvolvemos. Salvador é um lugar de vanguarda, onde preservamos nossas culturas e matrizes, mas também precisamos avançar tecnologicamente e nos tornarmos desenvolvedores”, observou o artista.