Condecoração é uma homenagem pelo legado e contribuição do artista na disseminação da música e da arte baiana e na manutenção da cultura afro-brasileira
A Câmara Municipal de Salvador irá entregar a Medalha Zumbi dos Palmares ao compositor, cantor e artista brasileiro, Aloisio Menezes, nesta terça-feira (20), às 18h30, no Plenário Cosme de Farias, na Praça Thomé de Souza.
A condecoração é uma homenagem pelo legado e contribuição do artista Na disseminação da música e da arte baiana e pelo seu papel na manutenção da cultura afro-brasileira, da cidadania e dos direitos humanos.
“É a medalha que leva o nome de Zumbi, e damos àquelas pessoas que contribuem ativamente na luta contra o racismo através de seu trabalho e de seu legado”, afirma a vereadora Marta Rodrigues (PT), responsável pela de entrega da honraria, fruto de projeto de resolução do então vereador Moisés Rocha (PT).
Aloísio Menezes é considerado um dos maiores artistas brasileiros e dono de uma voz insubstituível no cenário musical do país. Nascido e criado no Garcia, o artista carrega em sua trajetória um potente legado. Há mais de 24 anos como integrante do Cortejo Afro, Menezes segue uma carreira independente e eclética, agregando nos mais diversos estilos musicais e buscando levar sua arte a todos os cantos.
A vereadora lembra, ainda, que ele foi um dos fundadores do Bando Teatro Olodum, um dos autores da peça Ó Pai Ó, e já cantou ao lado Caetano Veloso, Gilberto Gil, Daniela, Ivete e Luiz Melodia, Portela Açúcar, Veko Araújo, Gerônimo, dentre diversos artistas baianos. Teve sua voz e canções reconhecidas por diversos artistas.
Marta, que é presidenta da Comissão de Direitos Humanos e de Defesa da Democracia Makota Valdina, pontua ainda que o homenageado vem ao longo dos anos prestando valorosa contribuição na luta antirracista utilizando-se da arte e da música.
“Nada mais justo do que Aloisio receber a medalha que leva o nome de um dos maiores líderes do Brasil no combate a escravidão, que criou o maior quilombo de resistência e luta que este país já teve. Um artista dessa magnitude, que tem uma voz que ecoa, que arrepia e que reflete nossa ancestralidade”, diz a edil.
Xiré – Em 2011, Aloisio gravou o álbum Xiré Reverbe, produzido por Guga Stroeter, maestro da Orquestra HB. “Me deixa muito feliz saber que ao longo de minha trajetória eu sempre estive do lado certo da história e nunca me vendi para a indústria fonográfica. Cantei com os maiores representantes da música brasileira, assim como eu, fui indicado a prêmios, e tenho na minha essência a vontade de cantar sempre reforçando que o negro tem o poder” diz.
É dele a voz que começa o videoclipe do cantor Saulo Fernandes na música raiz de Todo Bem e que, explica ele, muito expressa sua essência. “Somos a Bahia de um mar inteiro. Somos a fumaça de um mensageiro. Somos pretos e cantaremos nossa cor. Somos a luz da cidade sóbria. Somos o sonho de ser pátria igual. Somos beleza infinita. De perto, anormal. Somos capoeira de mestre forte. Somos escolhidos da sorte. Somos tambores ricos de fé. Somos universo de bem maior. Somos o amor e seus aliados. Somos filhos dos encantados”, recita.
Foto: Divulgação