Cursos de capacitação da Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA) para profissionais de bares, restaurantes e hotéis do município integram as ações da pasta para o Bahia Beer Festival – Alagoinhas 2024, na zona turística Caminhos do Sertão. O evento cervejeiro acontece de 15 a 17 de novembro, com expectativa de superar o público do ano passado, que foi de mais de 100 mil pessoas, em uma parceria entre a Prefeitura de Alagoinhas e o Governo do Estado.
As capacitações gratuitas da Setur-BA foram realizadas, nesta semana, abordando higiene na manipulação de alimentos e bebidas e qualidade no atendimento ao turista. “Iniciamos o cronograma de ações para o festival com a divulgação do evento no cenário nacional, e agora realizamos a capacitação para preparar o trade turístico que irá receber os visitantes. Os cursos vão contribuir também para o acolhimento aos turistas no São João, que é forte na região”, explicou o assessor de Planejamento e Gestão da Setur-BA, João Henrique Paolilo.
“Um dos pontos mais significativos para quem tem um ponto comercial é oferecer serviços de qualidade, que perpassa pela preparação da mão de obra. Essas capacitações trazem benefícios para além do Bahia Beer”, destacou a secretária de Cultura, Esporte e Turismo de Alagoinhas, Iraci Gama.
Funcionário de uma loja de fast food, Gabriel de Jesus saiu do curso motivado. “Vai somar bastante em minha vida profissional. Precisamos nos preparar para atender melhor os turistas que chegam à nossa cidade. A loja em que trabalho terá um estande no festival de cerveja, onde irei aplicar os novos conhecimentos”.
“Foram tratadas aqui situações que realmente a gente passa no dia a dia e que precisamos saber como lidar. Existe uma expectativa muito grande para a festa cervejeira e precisamos estar bem preparados”, completou Pedro Henrique Teixeira, recepcionista de um hotel da cidade.
Neste ano, o Bahia Beer Festival-Alagoinhas levará para o Parque de Exposições Miguel Fontes uma extensa programação, com exposições, workshops, gastronomia e apresentações musicais. Entre as novidades, está o Concurso e Congresso Internacional de Cerveja Artesanal, com a participação de marcas baianas, como a Cacaulier, que acaba de lançar a Pilsen Mel de Cacau, a primeira cerveja feita com o mel do fruto produzido no sul do estado, usando ingredientes 100% naturais e sem conservantes.