Caps Sento-Sé inova e leva projeto voltado à leitura para seus pacientes

A leitura e a escrita são vistas como um processo interativo, e que promove uma integração bem-sucedida de valores e ações, e foi pensando em levar aos seus pacientes essa interatividade e integração que a Prefeitura de Sento-Sé, por meio da Secretaria Municipal de Saúde/Centro de Atenção Psicossocial (Caps) está desenvolvendo o projeto “Transformando sonhos em livros”. Nesta terça-feira (20) foi realizada a culminância do projeto na sede do Caps Sento-Sé, com uma tarde de autógrafos.

A coordenadora do Caps Sento-Sé, Thaiane Castro, explica que o projeto foi desenvolvido com base no projeto Estante Mágica realizado pelas escolas, onde a professora realiza o cadastro da instituição e dos alunos na plataforma do projeto, durante o desenvolvimento vai publicando as informações e o resultado final é um livro impresso e publicado e posteriormente encerra com um evento de autógrafos.

“O Estante Mágica é um projeto para escolas, que transforma alunos em apaixonados por leitura, e como trabalhamos com os pacientes a leitura, através da pedagogia, dentro da unidade, idealizamos este projeto “Transformando sonhos em livros” no Caps e está sendo um grande sucesso”, explicou Thaiane Castro.

Leandro da Anunciação foi para o evento acompanhar sua mãe que é acompanhada pelo Caps Sento-Sé e falou da emoção que a iniciativa proporcionou à sua mãe. “A gestão municipal está de parabéns por essa ação tão simples e ao mesmo tempo tão importante. Minha mãe quando chegou em casa chorou, emocionada, quando lemos o livro para ela. Parabéns, foi tudo perfeito”, avaliou Leandro da Anunciação.

O Projeto – foi idealizado pela pedagoga do Caps Sento-Sé, Isabel Maurício, com a participação e apoio de toda equipe da unidade. “A realização do projeto “transformando sonhos em livros” em parceria com a estante mágica que é um projeto de incentivo à leitura e a escrita, foi uma experiência incrível, pois proporcionamos aos pacientes do Caps a oportunidade de escrever sua própria história, enaltecendo o protagonismo de cada um, desenvolvendo competências sócio emocionais como: autoestima, autonomia e a criatividade e ainda promover a inclusão social”, destacou a pedagoga do Caps, Isabel Maurício.

De acordo com o secretário municipal de Saúde, Samuel Santana, iniciativas como esta humanizam o processo do cuidado e assistência aos pacientes, além de otimizar a evolução dos mesmos. “Fazemos parte de uma gestão municipal que tem como foco cuidar das pessoas, e quando tratamos de saúde esse cuidado passa a ser maior e mais focado. Quando desenvolvemos uma ação que tem como foco principal a leitura, estamos criando um dispositivo de inserção terapêutica, visto que o ato de ler, muitas vezes permite esquecer os problemas, se projetar no texto, manifestar emoções, sentimentos e reflexões”. Pontuou o secretário Samuel Santana.

Além dos pacientes, seus familiares e amigos, equipe Caps, e público em geral participaram ainda do evento o secretário municipal de Educação, Jeorge Ribeiro, vereadores e professores.