O cantor, compositor e multi-instrumentista Carlinhos Brown foi homenageado pela Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) com a medalha 2 de Julho, nesta terça-feira (13). A comenda é a mais alta honraria da casa e foi concedida por reconhecimento ao artista, no bicentenário da Independência.
Participaram da cerimônia a ministra da Cultura, Margareth Menezes, o presidente da Fundação Cultural Palmares, João Jorge, além dos secretários de Cultura da Bahia, Bruno Monteiro, e de Salvador, Pedro Tourinho.
A entrega da medalha foi proposta pela deputada estadual Olívia Santana, pelo destaque de Brown no rompimento de barreiras discriminatórias do mercado da música, além da abertura de caminhos para outros músicos, especialmente jovens negros das periferias de Salvador e de várias cidades do Brasil.
A cerimônia foi aberta com uma apresentação da banda de percussão da Pracatum, que é a associação cultural criada por Brown em 1994, para beneficiar milhares de crianças em situação de vulnerabilidade social na Bahia, por meio da música.
A Pracatum também oferece cursos de idiomas, moda, reciclagem, oficinas e escolas. A Orquestra Afrosinfônica também fez uma apresentação, que teve a participação do cantor e ativista baiano Lazzo Matumbi, que interpretou o hino nacional.