Carlos Muniz reforça independência da em abertura do ano legislativo

Trabalhos da 19ª Legislatura foram abertos na manhã desta quinta-feira (2)

Parceria com fiscalização, harmonia com independência e trabalho. Assim resume-se o tom que o presidente da Câmara de Salvador, vereador Carlos Muniz (PTB), busca para Casa e sua relação com o Executivo durante a 19ª Legislatura, aberta na manhã desta quinta-feira (2), em sessão legislativa no Plenário Cosme de Farias.

“Aqui, o prefeito Bruno Reis encontrará a parceria de sempre, com a autonomia de ambos os poderes, plenamente delimitados pela Constituição federal, mas harmônicos, porque uma gestão se faz de mãos dadas com a política, uma sem a outra a probabilidade de dá errado é grande, pois em tempos modernos os anseios e demandas da sociedade passam obrigatoriamente por esses dois aspectos”, pontuou o presidente Carlos Muniz em seu discurso para um plenário lotado e com a presença do prefeito Bruno Reis e do vice-governador Geraldo Júnior (que ficaram na mesa dos trabalhos).

Muniz destacou que a parceria entre Prefeitura e Câmara de Salvador é importante para que a cidade avance, mas destacou que a harmonia entre os poderes se dará de forma proativa, fiscalizadora e atenta. “Aquele passado que, por apoiar determinado governo, nos exime de cobrá-lo, ficou longe. A sociedade quer de nós transparência de nossos atos e participação na gestão, seja ela em qual âmbito for. O nosso compromisso é com o povo que nos escolheu para representá-lo”, disse o presidente.

O presidente do Legislativo Municipal acredita que 2023 será um ano importante para conquistar os avanços necessários nas áreas de saúde, educação e transporte público.

“Os novos paradigmas de governança impõem a nós gestores o remanejamento de prioridades e estratégias, como única forma de atender aos clamores da sociedade das pessoas que ainda residem em áreas de elevado risco social. Planos e programas sociais devem ser mantidos e criados, deixando a oneração de tributos para outro momento”, pontuou Muniz ao reafirmar mais um objetivo da sua gestão na Câmara, evitar o aumento de impostos na cidade.

Muniz reafirmou a disposição da Câmara e seus 43 membros para ajudarem a cidade a avançar. “Nunca é demais reafirmar a nossa disposição em contribuir com os projetos que aqui chegarão do executivo, debatendo-os e aperfeiçoando-os, pois somos a casa do contraditório e da representatividade popular, ressaltando sempre que o momento é de amparar o nosso povo com políticas públicas sociais efetivas”, disse.

A mesa de abertura dos trabalhos da Câmara foi composta também pela vice-prefeita Ana Paula Matos, pelo deputado estadual Samuel Júnior (Republicanos), representando o presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), pelo desembargador Moacir Pita Lima Filho, representando o presidente do Tribunal Regional Eleitoral, a chefe de gabinete da Defensoria Pública do Estado, Cynara Gomes, representando o defensor público-geral, Rafson Ximenes e dos vereadores e 1º e 2º secretários da Mesa Diretora, respectivamente, Isnard Araújo (PL) e Ricardo Almeida (PSC).