Carnaval de Salvador recebe Selo de Reconhecimento do Ecad por respeito aos direitos autorais

O Carnaval de Salvador, organizado pela Prefeitura, recebeu, na quarta-feira (26), o Selo de Reconhecimento do Escritório Central de Arrecadação e Distribuição (Ecad). O selo é uma certificação que atesta o compromisso da gestão municipal com o respeito aos direitos autorais das músicas, garantindo que todos os compositores cujas músicas são executadas durante a folia soteropolitana sejam devidamente remunerados.

A cerimônia de entrega ocorreu na sede da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult), no Comércio, e contou com a presença da vice-prefeita e titular da Secult, Ana Paula Matos; do presidente da Empresa Salvador Turismo (Saltur), Isaac Edington; e do diretor financeiro da Saltur, Pedro Rodamilans, além de representantes das associações de música, compositores e artistas.

Na ocasião, também foi assinado o Termo de Responsabilidade e Promessa de Pagamento, documento que formaliza o compromisso da Prefeitura de Salvador, por meio da Saltur, com o pagamento dos direitos autorais referentes à execução pública de músicas nos eventos promovidos pelo município durante a festa.

A vice-prefeita e nova titular da Secult, Ana Paula Matos, falou sobre a importância do reconhecimento. “É motivo de muito orgulho para Salvador, nós que somos a Cidade da Música, receber esse reconhecimento do Ecad como a capital que valoriza o compositor, os músicos e os direitos autorais. A gente se compromete a continuar impulsionando e fortalecendo toda a cadeia produtiva musical. A gente quer que o Carnaval seja bom para todas as pessoas, para os baianos, turistas, mas especialmente para quem faz essa festa acontecer”, afirmou.

“Esse selo reforça o compromisso da Prefeitura com a nossa música, os nossos músicos e compositores, os nossos artistas. Uma honra para nossa cidade, que reafirma a importância do respeito aos direitos dos nossos artistas e da cultura de nossa cidade. Estamos felizes com o reconhecimento e com a chancela que abrimos com essa iniciativa”, disse o presidente da Saltur, Isaac Edington.

A superintendente do Ecad, Isabel Amorim, também participou da cerimônia e comentou a relevância da ação. “Salvador é considerada uma das capitais do Carnaval e é muito emblemático o reconhecimento da importância da música e dos criadores musicais nesse evento. A tradição carnavalesca, aliada à valorização dos criadores musicais, fortalece a cadeia produtiva da música baiana. A Bahia é uma potência cultural e de entretenimento e é protagonista na arrecadação de direitos autorais de música no Brasil nessa época do ano. Espero que o Carnaval de Salvador sirva de exemplo para outras administrações municipais e estaduais”, declarou.

Abertura – O início oficial do Carnaval de Salvador será nesta quinta-feira (27), a partir das 15h30, no Campo Grande, com apresentação especial em homenagem aos 40 anos da Axé Music. No local, o prefeito Bruno Reis realizará a entrega das chaves ao Rei Momo, ao lado de outras autoridades, dando início à folia.

A apresentação contará com 15 artistas que marcaram a trajetória do movimento cultural, como Carlinhos Brown, Daniela Mercury, Ricardo Chaves, Margareth Menezes e Claudia Leitte, além de alas de blocos Afro e afoxés como Olodum, Ilê Aiyê, Malê Debalê, Filhos de Gandhy, entre outros. A programação completa da festa está disponível no site oficial (https://carnaval.salvador.ba.gov.br/).

Foto: Otávio Santos/Secom PMS