O desfile do bloco do Núcleo de Capoeira do Nordeste de Amaralina (Nucana), com a participação de baianas típicas e balé afro, abriu o Carnaval no Circuito Mestre Bimba, na noite de quarta-feira (26), animando o bairro da capital baiana. A festa tem o apoio do Governo do Estado, por meio das secretarias de Turismo (Setur-BA), de Cultura (Secult-BA) e de Relações Institucionais (Serin).
A programação diversificada inclui o desfile de 73 blocos e manifestações culturais, até terça-feira (4). Agentes de informação da Setur-BA atuam no evento, orientando os visitantes sobre a programação do Carnaval da Bahia e os atrativos turísticos do estado.
“Nossa festa se consolidou como um motor de geração de emprego e renda na comunidade, impulsionando toda a cadeia produtiva local. Cerca de 300 ambulantes cadastrados aproveitam os sete dias de folia para aumentar sua renda”, destacou Rodrigo Coelho, um dos coordenadores do Carnaval do Nordeste de Amaralina.
“Este ano, estamos homenageando a cultura afro e reverenciando a orixá Iansã. Nossas fantasias são todas doadas. Nesse sentido, o apoio do Governo do Estado foi fundamental”, pontuou o presidente do bloco Nucana, Mestre Morcego.
O engenheiro chileno Pedro Lopez, 32 anos, está na cidade para curtir a folia até o último dia e aprovou o Circuito Mestre Bimba. “É uma festa muito bonita, com um povo alegre e rica cultura. Achei tudo tranquilo e seguro. Na quinta, estarei em um camarote na Barra”.
Foto: Tatiana Azeviche/ Ascom SeturBA