Casa Nova realiza 3ª caminhada de conscientização sobre o autismo e demais deficiências neste sábado (05)

A Prefeitura de Casa Nova, em parceria com a Associação de Apoio às Pessoas com Condições do Espectro Autista (AAPCDA), realiza nesta sexta-feira (05), a 3ª Caminhada de Conscientização sobre o Autismo e Demais Deficiências. A concentração será a partir das 16h na Praça da Bandeira. 

O evento tem como objetivo sensibilizar a sociedade sobre a importância do respeito, da empatia e da garantia de direitos às pessoas com autismo e outras deficiências, promovendo mais informação, acolhimento e políticas públicas eficazes.

“Essa caminhada é um momento de união, respeito e compromisso com a inclusão. Casa Nova está dando passos firmes para garantir dignidade e direitos a todas as pessoas com deficiência. Nosso dever é cuidar de todos, principalmente dos que mais precisam. Então vista sua camisa azul, e venha participar”, destacou o prefeito Anisio Viana.

Ações da gestão voltadas para a Pessoa com TEA

A gestão do prefeito Anísio Viana entregou recentemente o TEAcolhe – Centro Multidisciplinar, espaço totalmente voltado para o atendimento de pessoas com deficiência intelectual e Transtorno do Espectro Autista (TEA). Na mesma ocasião, o prefeito sancionou a Lei nº 493/2025, que institui a Política Municipal de Proteção dos Direitos das Pessoas com TEA. A nova legislação assegura o atendimento integral nas áreas de saúde, educação e assistência social, além de garantir prioridade no acesso a serviços públicos, inclusão escolar e inserção no mercado de trabalho. Entre os avanços, a lei prevê a criação da Carteira de Identificação da Pessoa com TEA (CIPTEA), a realização da Semana Municipal de Conscientização do Autismo e a proibição do uso de fogos de artifício com estampido no município. Também assegura horário especial ou redução de carga horária para servidores municipais que sejam responsáveis por cônjuge, filho ou dependente com TEA, entre outras medidas que fortalecem a inclusão e o respeito às diferenças.