O “Projeto Calango Tião: entre o Ponto e Catana Velho” é uma produção que conta com um EP interpretado pelo grupo Calango Tião e cinco vídeos com imagens da região do Catana Novo (Ponto) e Catana Velho, no município de Água Fria. O EP já está sendo gravado e os vídeos serão finalizados até o final do próximo mês de junho. O projeto é uma das iniciativas contempladas na Lei Paulo Gustavo, no Estado da Bahia.
“Entre o Ponto e o Catana Velho” faz referência à casa de Dona Zéilda e Seu Vavá (em memória), localizada exatamente entre o Catana Novo (Ponto) e Catana Velho, duas pequenas praças desta comunidade em Água Fria. O projeto tem como diretor e proponente o jornalista e músico Cid Fiuza, que nasceu nessa comunidade e também faz parte do grupo Calango Tião.
“Sou filho de sanfoneiro e minha mãe é também parte da história desta comunidade. Depois de realizar diversos trabalhos artísticos, acumular experiências em diferentes áreas no âmbito da cultura, senti que tinha chegado a hora de eternizar imagens desta comunidade. Assim, este projeto foi pensado e para isso reuni uma equipe muito competente para me ajudar nessa empreitada. Estou alegre, entusiasmado e vejo muita beleza em poder materializar e guardar essa memória da cultura da nossa rica Bahia!”, declarou Cid Fiuza.
O EP conta com a direção musical de Bel da Bonita, a produção audiovisual terá a direção de fotografia de Ana Reis, as imagens serão capturadas por Jaime Sampaio e editadas por Daniel Dourado. A coordenação de comunicação é de Dalila dos Santos e direção executiva de Ananda Oliveira.
Este projeto foi contemplado nos Editais da Paulo Gustavo Bahia e tem apoio financeiro do Governo do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura via Lei Paulo Gustavo, direcionada pelo Ministério da Cultura, Governo Federal. Paulo Gustavo Bahia (PGBA) foi criada para a efetivação das ações emergenciais de apoio ao setor cultural, visando cumprir a Lei Complementar nº 195, de 8 de julho de 2022.