Cavalgada Expedição explora as belezas do Velho Chico

Cavaleiros Sebastião Malheiro e Pedro Aguiar vão percorrer 4 mil km às margens do Rio São Francisco. Lançamento neste sábado (22/8) terá apresentação de “POLOGOLFE”

expedição velho chico , mangalarga, 2020, imprensa, Pedro Aguiiar, Sebastião Malheiros, Expedição Velho chico, Divulgação
Sebastião Malheiro e Pedro Aguiar farão o percurso em cavalos da raça Mangalarga

Os cavaleiros Sebastião de Assumpção Malheiro Neto e Pedro Luiz Dias de Aguiar, recordista do Guiness Book pelo projeto Brasil 14.000, percorrido a cavalo, estão prontos para um novo desafio: acompanhar o percurso do Rio São Francisco, com um total de 4 mil km. O lançamento do projeto, denominado  “Expedição Velho Chico”, está marcado para o próximo sábado, 22/8, no Parque do Lago em Dourado (SP), no interior de São Paulo. A ocasião será marcada pela apresentação de uma partida demonstrativa de “POLOGOLFE”, uma nova modalidade equestre que propõe um jogo de Golfe adaptado a cavaleiros montados.  O evento terá número limitado de convidados e seguirá todos os protocolos de segurança de combate à Covid-19. 

expedição velho chico , mangalarga, 2020, imprensa, Divulgação
Cavalgada contará com equipe de apoio, que inclui veterinários e outros profissionais

A partida da “Expedição Velho Chico” está marcada para o dia 4 de setembro, da cidade Dourado, no interior paulista, e irá percorrer toda a extensão do Rio São Francisco, um dos mais glamourosos do Brasil, conhecido como o “Rio da Integração Nacional”. O planejamento é percorrer 800 km por mês, com chegada prevista para 14 de fevereiro de 2021, nas praias da divisa entre os estados de Sergipe e Paraíba. A escolha da data de chegada não é por acaso: o 14 de fevereiro marca a passagem dos 88 anos de Pedro Aguiar. O trajeto inclui passagens pelo Parque Nacional da Serra da Canastra (MG), na nascente do São Francisco),  Januária (MG), Carinhanha (BA), Xique Xique (BA), Juazeiro (BA), Petrolina PE), entre outros pontos importantes e marcantes da história do rio.

Os cavaleiros Sebastião Malheiro e Pedro Aguiar, bastante experientes, farão todo o percurso montados em cavalos da raça Mangalarga. “O Mangalarga é a raça ideal para esse tipo de cavalgada, porque são animais dóceis, de andamento confortáveis e resistentes. Agradecemos a todos os criadores que cederam seus animais para esse desafio”, diz Sebastião Malheiro, idealizador do projeto.

Veja, abaixo, os animais que participarão da “Expedição Velho Chico”

Bonita MAB, Quimera de Dourado SM e Joia de Dourado SM – de Sebastião Malheiro
Olinda do Vassoural – de Beatriz Biagi Becker
Jaguatirica da Bica – de João Pacheco de Galvão França
Embalo Cava Colina – de Francisco Diniz Junqueira Franco
Ifigênia RBV – de Luiz Augusto de Camargo Opice

Fonte: Revista Horse / Fotos:Divulgação