“Centro de Formação Cultural em Pernambués é legado social para a comunidade”, diz Suíca

Em área estratégica de Pernambués, bairro de Salvador, o Centro de Formação Cultural da Baixa do Manu já tem estrutura pronta para funcionamento e atender a comunidade da região. O local está sendo montado pelo mandato do vereador soteropolitano Luiz Carlos Suíca (PT), que esteve na entrega do espaço na semana passada e defendeu, nesta segunda-feira (21), o desenvolvimento social e a política de inclusão como fundamentais para o crescimento das comunidades periféricas. Ele aponta que a intenção é dar acesso ao mercado de trabalho para gerar emprego e renda para as famílias atendidas nas áreas de educação, lazer, esportes, informática e saúde.

“O terreno era um depósito de lixo. Hoje abriga um centro de formação que vai atender toda a região de Pernambués e vizinhança. Construímos esse espaço multiuso e é um sentimento de empoderamento e de estar vivendo um momento importante para a juventude de Salvador. Esse será um grande legado social do nosso mandato na capital”, sintetiza Suíca. Para o vereador é “um sonho realizado graças aos parceiros e à comunidade que construiu junto esse legado – que ficará para a posteridade. Muito em breve estaremos mais uma vez mudando a vida de milhares de pessoas, com acesso à educação, esporte e qualidade de vida”, completa.

De acordo com a coordenadora do Centro Social Urbano (CSU), Lucileide de Pádua Lima, a popular ‘Leide’, o espaço é fundamental para o crescimento da comunidade e para ajudar na inserção social e ao mercado de trabalho. “Esse espaço será muito importante para nossa comunidade, principalmente para quem não pode se locomover. Crianças, adolescentes e adultos poderão se formar e fazer diversos cursos, além de praticar esportes e aprender uma profissão”, aponta. Os líderes comunitários Lulinha, Zaqueu e Silvio Torres corroboram com a coordenadora e falam em manutenção do espaço. “Toda comunidade quer uma obra dessa. Cabe agora a gente dar manutenção e cuidar. São inúmeros cursos e um progresso para a comunidade”, completam.