Chico França pretende surpreender em Itabuna

O engenheiro e empresário Chico França é a aposta do PL Bahia na disputa pela prefeitura de Itabuna, em outubro. A maior cidade do Sul da Bahia, região cacaueira, é uma das 31 nas quais a legenda terá candidato próprio encabeçando a chapa majoritária nas eleições municipais deste ano.

Estreante na política, o itabunense de coração e alma, que mora e vive na cidade desde os quatro anos de idade, foi destaque em reportagem da imprensa nacional. Neste fim de semana, matéria publicada no jornal O Globo informou que o ex-presidente Jair Bolsonaro estará na cidade, participando da campanha e apoiando Chico França.

Nas eleições presidenciais de 2022, Bolsonaro obteve em Itabuna um de seus melhores desempenhos eleitorais na Bahia. Contabilizou 52.768 votos, o equivalente a 47,97% do total de sufrágios.

Se houver a transferência de boa parte desta votação de Bolsonaro ao correligionário, Chico França pode surpreender. Com 186.708 habitantes, segundo o Censo 2022, em Itabuna não tem segundo turno. O atual prefeito foi eleito com pouco mais de 40 mil votos em 2020.

A história da política itabunense é marcada pela ausência de reeleições de prefeitos e vitórias de “azarões”. Confiante em seu êxito eleitoral, Chico França pretende desengatar a marcha ré das últimas gestões municipais e botar Itabuna pra frente.

“O resultado do último Censo é a indiscutível evidência que Itabuna só andou pra trás nas últimas décadas. O retrato disso foi a diminuição da população em 10%. A falta de oportunidades está expulsando o povo de nossa cidade”, assinala Chico França.

Para o candidato do PL, não será com mais lero-lero e festas de pancadão que os problemas de Itabuna serão resolvidos. “O povo de Itabuna cansou da conversa fiada de político que só faz prometer e também não vai cair no conto do festeiro, porque não se resolve os problemas fazendo festa. Em outubro, o eleitor saberá fazer a escolha certa e botar Itabuna pra frente”, assevera Chico França.

O presidente do PL Bahia, João Roma, bota fé na candidatura do partido em Itabuna. “França é um quadro de nosso partido que vai levantar nossas bandeiras em Itabuna: redução de impostos, mais empregos e liberdade”, afirma.