Em dois dias de culminância (20 e 21/04), cerca de 20 jovens, participantes da oficina “Medusas – Ciclo de Leituras Dramatizadas”, apresentaram uma mostra pedagógica com o resultado do seu encontro com textos dramatúrgicos produzidos por mulheres contemporâneas. O projeto, da Cia Biruta de Teatro, contou com incentivo da Secretaria de Cultura do Estado de Pernambuco (Fundarpe), por meio do Fundo Pernambucano de Incentivo à Cultura (Funcultura Geral 2020-2021), e apoio da Prefeitura de Petrolina.
Em três meses de curso, os participantes não apenas mergulharam nos textos selecionados para a oficina, mas aprenderam fundamentos técnicos do teatro e trabalharam com exercícios de modulação de energia, expressão e consciência corporal. “Eu já tinha feito teatro, mas não tinha experiência com a leitura dramatizada. Foi muito difícil e, ao mesmo tempo, muito importante participar, principalmente por serem textos de mulheres. Isso acrescentou muitas coisas à minha vida. Acho importante, também, que a Cia Biruta faça isso, especialmente na comunidade”, relatou Jenifer Silva, uma das alunas do projeto.
Na Mostra, uma turma majoritariamente feminina leu os textos ‘Mata teu pai’, de Grace Passô, ‘Josephina’, de Luciana Lyra, e os ‘Black Brecht: e se Brecht fosse negro?’, de Dione Carlos. “É emocionante estar diante de uma leitura dramatizada feita por pessoas que ou estão tendo o primeiro contato com o teatro ou estão buscando estudar ou se ampliar, não só como artista, mas como pessoa, a partir do teatro. E ver pessoas tão dedicadas, entregues, propondo soluções e trazendo imagens, é sempre uma experiência transformadora para mim. Me desafia a escrever o próximo trabalho. Que bom que esse projeto existe”, disse a dramaturga Dione Carlos, que estava presente na plateia no segundo dia da mostra.
O estudante Samuel Conceição da Silva foi ao CEU à convite de uma amiga que iria se apresentar e adorou a leitura. “Eu fui convidado por uma amiga que é atriz para assistir à leitura dramatizada e gostei muito da apresentação, achei bem emocionante. Já conhecia uma das autoras e participar desse momento com a presença dela e poder ouvir o seu depoimento, foi ainda mais impactante”, frisou Samuel.
A coordenadora geral do projeto “Medusas”, Camila Rodrigues, destacou o sentimento da Cia Biruta de Teatro com o encerramento da oficina. “Realizar a mostra é muito gratificante por estarmos encerrando um ciclo. Foi inspirador ver a diversidade das pessoas que participaram do curso. Jovens, pessoas de mais idade, pessoas neurodiversas, uma pessoa surda, além da diversidade de cores e gêneros. Tivemos uma oficina que ensinou muito sobre esse lugar da diversidade e a gente fica feliz por concluir o projeto com a casa cheia e com a comunidade acompanhando, vendo e ouvindo o teatro”.
A oficina foi ministrada pelos fundadores da Cia Biruta de Teatro, Cristiane Crispim e Antônio Veronaldo e teve a interpretação em Língua Brasileira de Sinais (Libras) realizada por Rita Silva e Ely Vieira. O projeto contou com a coordenação geral de Camila Rodrigues, produção executiva de Leticia Rodrigues e assistência de produção de Amanda Martins. A Mostra, que foi transmitida ao vivo pela Abajur Soluções, está disponível no canal da Cia Biruta no YouTube (https://www.youtube.com/ciabiruta).