No sábado, 12, um grupo de motopatrulhamento do 2° Pelotão da CIPPA-PS, desencadeou uma operação de fiscalização nas feiras livres de Ilhéus, visando coibir a comercialização ilegal no período de defeso do camarão, conforme estabelecido na Instrução Normativa do Ministério do Meio Ambiente Nº 14 de 2014 (IN MMA nº 14/2014). Durante a ação foram fiscalizados 10 estabelecimentos comerciais, totalizando 20 pessoas abordadas.
Na área compreendida entre a divisa dos municípios de Mata de São João e Camaçari e a divisa dos estados da Bahia e Espírito Santo, está proibido, anualmente, o exercício da pesca de camarão, com quaisquer artes de pesca, nos períodos de 1º de abril a 15 de maio e de 15 de setembro a 31 de outubro.
Ainda durante as rondas ambientais foi identificado desmatamento em APP, uma extração ilegal de minério, no distrito de Aritaguá, porém, no local não havia nenhum infrator e uma queimada em APP. Nas três situações foram feitos registros fotográficos e tomada de coordenadas geográficas para informação aos órgãos do SISNAMA de modo a ser possível identificar os responsáveis pelas áreas e autuá-los ou notificá-los.
As ações de combate aos crimes contra fauna e flora estão entre as atividades desenvolvidas pela CIPPA Porto Seguro no cumprimento de sua missão prevenindo e reprimindo as condutas lesivas ao meio ambiente. Denúncias podem ser feitas através do número (73) 99807-1353 ou pelo e-mail: cippa.ps.soint@gmail.com.
As informações são do Blog do Gusmão