O Conselho Municipal do Carnaval e Outras Festas Populares (Comcar) oficializou o percurso Mãe Hilda Jitolu, no bairro da Liberdade, como Circuito do Carnaval de Salvador. A programação no novo trajeto vai começar em 2021.
A medida foi aprovada de forma unânime pelos conselheiros do órgão, na última segunda (23). A decisão foi assinada na última quinta-feira (26) e saiu no Diário Oficial do Município do último sábado (28).
Há mais de 40 anos, a Liberdade já é palco do desfile do Ilê Aiyê, um dos mais importantes blocos afros da Bahia. O nome do circuito homenageia a ialorixá que foi, durante muitos anos, a líder espiritual da agremiação.
Hilda Dias dos Santos nasceu no dia 6 de janeiro de 1923, em Salvador. Ela é mãe de Antônio Carlos dos Santos Vovô, presidente fundador do Ilê Aiyê.
Mãe Hilda comandava o terreiro Ilê Axé Jitolu e realizava a cerimônia religiosa que antecede o tradicional desfile do bloco no sábado de carnaval. No dia 19 de setembro de 2009, aos 86 anos, Mãe Hilda morreu devido a problemas cardíacos.
Fonte: Metro1