Avanços da vacinação, transporte coletivo e mudanças climáticas marcaram alguns dos pronunciamentos
Os desafios do prefeito Bruno Reis em comandar Salvador na pandemia, os avanços da vacinação contra a Covid-19 na cidade, os 26 anos da Fundação Cidade Mãe, ações para melhorar o transporte público em Cajazeiras e alerta sobre mudanças climáticas foram os principais temas dos pronunciamentos dos vereadores durante a 24ª Sessão Ordinária da 19ª Legislatura, na tarde desta terça-feira (17), na Câmara Municipal. Os trabalhos foram conduzidos de forma semipresencial, a partir do Plenário Cosme de Farias, pelo presidente da Casa, vereador Geraldo Júnior (MDB).
Na avaliação do vereador Joceval Rodrigues (Cidadania), o prefeito Bruno Reis vem atuando com dedicação para superar as dificuldades enfrentadas pela cidade nesse período de pandemia da Covid-19. Ainda em seu pronunciamento no Pinga-Fogo,
apontou para a geração de emprego renda com o turismo religioso.
Ainda pelo bloco do governo, o vereador Ricardo Almeida (PSC) destacou a passagem dos 26 anos da Fundação Cidade Mãe. Para marcar a data na Câmara, Ricardo Almeida conduziu uma sessão especial, no Centro de Cultura, na manhã desta terça-feira.
Fechando o bloco governista, o vereador André Fraga (PV) fez outro alerta sobre mudanças climáticas no mundo. Conforme estudos recentes, essa mudança deverá impactar na cidade com a elevação do nível do mar, a partir de 2040, afetando a região da Cidade Baixa. Ele pediu medidas urgentes dos governos municipal e estadual para buscar soluções antecipadas.
Bloco de oposição
Pelo bloco de oposição, a vereadora Marta Rodrigues (PT) ressaltou a realização de uma audiência pública para debater “A cor da pobreza”. Conforme a parlamentar, “o tema é dos mais importantes para o momento que estamos passando e os mais afetados são as meninas e os meninos negros”.
O colega de partido Tiago Ferreira tratou de Restaurante Popular no Subúrbio e defendeu o retorno das linhas de ônibus em Cajazeiras. Ele informou que estará se reunindo mais uma vez com o secretário de Mobilidade Fabrizzio Muller, na próxima quinta-feira (19), para tentar reverter a retirada das linhas de ônibus na localidade.
Pelo partido independente, o vereador Edvaldo Brito (PSD) voltou a lamentar o falecimento do publicitário Duda Mendonça. Conforme o parlamentar, “Duda foi digno de uma grande trajetória de vida”.
Representações partidárias
No espaço dedicado às lideranças partidárias, o vereador Claudio Tinoco (DEM) informou que Salvador bateu o recorde de vacinação contra a Covid-19, com mais de 30 mil jovens vacinados num único dia. Se por um lado Tinoco festejou, por outro lamentou que mais de 40 mil pessoas que tomaram a primeira dose da vacina ainda não foram tomar a segunda dose.
O vereador Sabá (DC) criticou a decisão dos deputados federais que votaram a favor da retomada das coligações partidárias para o próximo pleito. Na sua avaliação, a votação nesse sentido foi por “benefício próprio”. A matéria ainda vai ser apreciada no Senado Federal, que poderá derrubar a decisão da Câmara dos Deputados.
A precarização do transporte pública de Salvador foi ressaltada pelo vereador Hélio Ferreira (PCdoB). Ele vem dedicando o mandato em favor da categoria.
Minuto de silêncio
No começo dos trabalhos, os vereadores fizeram um minuto de silêncio pela morte de Lucas Santiago, filho do ex-vereador Gilmar Santiago, e do professor da Ufba Sebastião Loureiro, que atuava no Instituto de Saúde Coletiva.