A Defesa Civil de Salvador (Codesal) deu início, hoje (02/02), ao projeto de fichamento georreferenciado das intervenções necessárias em áreas de risco, a exemplo da aplicação de geomantas e paredes de contenção.
Para tanto, o grupo que integrará a iniciativa, participou de um treinamento no software QGis conduzido pelo analista de geoprocessamento da Codesal, Pablo de Almeida. Ele explica que o QGis é um software multiplataforma de sistema de informação geográfica que permite a visualização, edição e análise de dados georreferenciados.
A coordenadora de Ações de Prevenção e Redução de Riscos, Gabriela Morais, informa que “o fichamento georreferenciado visa a produção de mapas que permitem determinar a posição espacial daquelas intervenções, as áreas de risco onde se localizam, implementando o Sistema de Informação e Gestão de Risco, um dos pilares de atuação da Defesa Civil de Salvador após a reestruturação iniciada em 2016”.
Segundo Pablo Almeida, o QGiz permite automatização digital do georreferenciamento, com indicações precisas de latitude e longitude”, acrescentado que o fichamento das intervenções promoverá a atualização do sistema MAPA (Mapeamento de Áreas de Risco).