Codesal já realizou 4.687 vistorias ao longo da Operação Chuva

Entre 01 de março a 31 de maio, a Defesa Civil de Salvador (Codesal) realizou 4.687 vistorias de imóveis e de áreas de risco, sendo 1.941 somente em maio. As maiores demandas foram sobre ameaças de desabamento (597 vistorias), avaliação de imóveis alagados (569), ameaças de deslizamento (357), deslizamentos de terra (309), infiltrações (169) e árvores ameaçando cair (139).

“O principal objetivo da Codesal é preservar vidas. Fazemos continuamente o acompanhamento das situações que oferecem risco e, se alguém perceber mudanças no cenário, como escorregamentos de terra, rachaduras em paredes, postes inclinados, entre outras, deve entrar em contato conosco imediatamente”, orienta o diretor-geral da Codesal, Sosthenes Macêdo.

Chuvas intensas em alguns bairros de Salvador

Ao longo de maio, algumas das estações monitoradas pelo Centro de Monitoramento de Alerta e Alarme da Defesa Civil de Salvador (Cemadec) registraram acumulados pluviométricos elevados, como a estação de Mussurunga, que acumulou 461,8 mm de chuva, aproximadamente 52,8% superior à média climatológica da estação de referência Ondina (Inmet), que é de 302,2 mm.

As outras estações que também registraram acumulados pluviométricos expressivos foram Alto do Cabrito (456,0 mm), Capelinha – Vila Picasso (439,8 mm), Monte Serrat (430,1 mm) e Itapuã (409,0 mm).

Os acumulados pluviométricos expressivos registrados em Salvador foram devido à alta ocorrência de fenômenos meteorológicos que causam chuvas, tais como Sistemas de Baixa Pressão (cavados), que intensificaram os ventos úmidos provenientes do oceano Atlântico e as frentes frias.

Estas informações constam do balanço parcial da Operação Chuva 2023, divulgado nesta quinta-feira (01/06) pela Defesa Civil de Salvador.

Ações preventivas

Neste período de Operação Chuva, a Defesa Civil de Salvador, em parceria com a Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (Limpurb), aplicou preventivamente 78.972 m² de lona plástica em 535 locais para impermeabilização preventiva de terrenos de encostas. Além da colocação de lona, as equipes da Limpurb realizaram serviços de capinação, roçagem, retirada de entulho, remoção de terra, lixo e limpeza de valetas

O Setor de Atendimento à Comunidade em Áreas de Risco cadastrou 2.220 famílias para atendimento social na Secretaria Municipal de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre).

Como serviço essencial da Prefeitura de Salvador, a Defesa Civil, que tem como prioridade preservar vidas, mantém equipes de plantão 24 horas e atende as demandas da população pelo telefone gratuito 199.