Codesal participa de evento do Plano de Mitigação e Adaptação às Mudanças do Clima em Salvador

Pancadas de chuva, dias mais quentes, oscilação de temperatura e até chuva de granizo. Essas são algumas das mudanças de clima que a população de Salvador já tem percebido. Com o objetivo de tornar a cidade mais resiliente às mudanças climáticas, foram iniciadas, na manhã desta quarta-feira (15/01), no Teatro Gregório de Mattos, as atividades de elaboração do Plano de Mitigação e Adaptação às Mudanças do Clima em Salvador, parte integrante da Estratégia de Resiliência lançada pela Prefeitura, em março de 2019.


O evento teve a participação do renomado cientista e climatologista brasileiro Carlos Nobre, um dos membros da equipe de consultores para o documento. Presentes ao evento, o prefeito ACM Neto, o presidente da Câmara, Geraldo Júnior, o deputado federal, João Roma, o secretário da Secis, André Fraga, o subsecretário, João Resch Leal, o diretor geral da Codesal, Sosthenes Macêdo, a diretora de resiliência da Secis, Adriana Campelo, o assessor de Salvador do C40, Matheus Ortega, a coordenadora de Ações de Prevenção e Redução de Riscos, Gabriela Morais, a chefe do Setor de Núcleos Comunitários e Voluntariado, Simone Café, e a colaboradora Alba Mendonça, entre outros.

“O desenvolvimento do Plano de Mitigação e Adaptação à Mudança do Clima coloca a capital baiana em posição de referência entre as principais cidades do mundo e reforça o papel central dos municípios como território para ação e implementação da agenda climática”, avaliou o gestor da Defesa Civil, Sosthenes Macêdo.


Ao longo dos últimos anos, a cidade tem buscado desenvolver mecanismos e estratégias para prevenir e reagir às alterações climáticas e ficar cada vez mais perto de cumprir as metas do Acordo de Paris, que cria compromissos locais e globais para mitigação e adaptação climática, além de metas para a redução da emissão de gases do efeito estufa.