O diretor-geral da Defesa Civil de Salvador (Codesal), Sosthenes Macêdo, recebeu, hoje (08/10), a visita do secretário executivo do Gabinete de Crise Climática (GCC) do Estado do Rio Grande do Sul, Pablo Souto Palma, acompanhado do engenheiro civil, Gilmar Piovesan, com o objetivo de conhecerem as atividades do órgão municipal, hoje considerado uma referência em todo o País.
No encontro, Sosthenes Macêdo apresentou as principais atividades da Codesal e os avanços alcançados na prevenção de riscos e no enfrentamento dos novos desafios motivados pelas mudanças climáticas.
De acordo com ele, buscou-se aliar tecnologia de análise climática com as atividades educativas nas comunidades de modo a antecipar o risco e preservar vidas, adequando-se aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU voltados para uma realidade mais resiliente e sustentável.
“Solicitei esta visita para conhecer a experiência da Defesa Civil de Salvador, entender o que está acontecendo aqui e a operacionalidade do sistema de vocês, hoje destaque nacional”, afirmou Pablo Palma.
Ele explicou que o Gabinete de Crise Climática do Rio Grande do Sul foi criado em 2023, “com a função de institucionalizar as relações entre as diversas instâncias dos Executivos estadual e municipais, além de trabalhar para a melhoria contínua dos sistemas de prevenção e reação, unindo o governo, a sociedade civil organizada e a comunidade científica”.
Pablo Palma é geólogo formado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e tem mais de 20 anos de experiência em gestão de projetos na área ambiental.