Codevasf: Elmar Nascimento quer manter influência sobre a orgão no governo Lula, diz jornal

Líder do União Brasil na Câmara Federal, o deputado baiano Elmar Nascimento negocia com o governo do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) a manutenção da influência sobre a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), responsável por receber boa parte das emendas do chamado orçamento secreto durante a gestão de Jair Bolsonaro (PL). As informações são do jornal Folha de S. Paulo.

A estatal é atualmente comandada por Marcelo Andrade Moreira Pinto, que foi indicada por Elmar em 2019, ainda na gestão Bolsonaro. Em outubro passado, a imprensa do sul do país divulgou que a estatal doou e instalou, em Juazeiro da Bahia, cisternas às vésperas da eleição em residências marcadas com adesivos de propaganda do deputado baiano e do atual presidente, então candidato à reeleição. O parlamentar negou, na época, ter envolvimento com qualquer irregularidade.

Além disso, em julho passado, antes das eleições, a Polícia Federal deflagrou uma operação para desarticular uma associação criminosa suspeita de fraudes em licitações, desvio de recursos públicos e lavagem de dinheiro envolvendo verbas federais em contratos com a Codevasf no Maranhão.

O União Brasil negocia a adesão ao governo Lula. O próprio Elmar esteve esta semana, em Brasília, com o presidente eleito. O petista quer receber, ao menos, o apoio de parte dos parlamentares da sigla que na Bahia é liderada pelo ex-prefeito de Salvador ACM Neto.

O deputado baiano deverá ser, inclusive, o relator da PEC da Transição a Câmara – a tramitação começa pelo Senado. Também reivindicam ministérios o MDB e o PSD.

Foto:Divulgação