Coletivo Nacional de Organização Negra debate políticas públicas antirracistas e elege novo presidente em congresso

Trocar experiências, debater políticas públicas para a população negra e reafirmar o compromisso com a luta antirracista no País. Esses foram os objetivos do 3º Congresso do Coletivo Nacional de Organização Negra (Connegro), realizado no auditório da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), na quinta-feira (19). A atividade reuniu diversos líderes e personalidades que atuam na promoção da igualdade racial e do empoderamento da juventude afrodescendente.

As palestras do evento abordaram o tema “O negro nos espaços de poder”. Presente ao congresso, a secretária municipal de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ), Fernanda Lordêlo, destacou o protagonismo feminino no Connegro. Já o líder da bancada governista na Câmara de Salvador, Kiki Bispo, ressaltou a atuação do Connegro no combate ao racismo, em parceria com o Poder Legislativo.

Na ocasião, o Connegro também elegeu o ativista Christiano Santos como o novo presidente da entidade. De acordo com ele, é preciso concentrar os esforços do coletivo para desenvolver projetos concretos destinados à criação de melhores oportunidades e perspectivas de futuro para a juventude negra. “O Connegro terá como foco prioritário a construção de um modelo de militância voltado à defesa de iniciativas que projetem e deem o merecido destaque à população negra”, afirmou.