Dramaturgos, diretores e artistas da arte teatral contam memórias e vivências do Teatro da Bahia em episódios lançados durante todo o mês
No ar desde o último dia 09 de fevereiro, os três primeiros episódios do podcast “O que o Teatro Baiano tem?”, lançados dentro da plataforma Memórias do Teatro da Bahia – galeria online (www.memoriadoteatrodabahia.com.br), contam parte da história das artes cênicas em nosso estado a partir de entrevistas com atores, atrizes, produtores, diretores e multiartistas que fazem a cena acontecer.
Os próximos capítulos – a serem lançados dias 22, 24 e 26 de fevereiro – vão focar no papel do ator como um agente criador, as iniciativas de potencialização da dramaturgia baiana através de coletivos e da Escola de Teatro da Universidade Federal da Bahia (UFBA).
O primeiro episódio dos três que virão, intitulado “Ator Criador”, será lançado no próximo dia 22 de fevereiro e conta com a participação dos artistas Fábio Vidal e Mônica Santana, além da mediação de Marcos Lopes.
No dia 24 de fevereiro vai ao ar o episódio “Os palcos, a Escola de Teatro da UFBA e coletivos teatrais de (grupo Avelãz y Avestruz)”. O bate-papo é mediado por Raimundo Matos e tem como convidados a professora Hebe Alves e o dramaturgo Márcio Meireles.
Para fechar a série de podcasts, o episódio de número sete vai trazer para o debate o espetáculo “Cuida Bem de Mim”, que contará com Ana Paula Bousas e Luiz Marfuz e será mediado por João Guisande.
Além destes convidados, os programas anteriores do podcast contaram com outras vozes potentes do teatro baiano, Marcelo Praddo, Selma Santos, Paula Lice, Diego Araúja, Gildon Oliveira, Jarbas Bittencourt, Luciano Bahia, Ronei Jorge, Elizete Desteffani, Romualdo Lisboa e Fernando Antonio.
Dentre os assuntos transversais das artes teatrais já debatidos estão a produção nos centros urbanos e interiores, o uso da musicalidade em cena, o papel do artista como criador, e os desafios aos corpos e produções dissidentes na cadeia técnica e criativa.
A iniciativa foi idealizada pelo ator, diretor e dramaturgo teatral João Guisande para possiilitar, durante o cenário desafiador da pandemia da Covid-19, que apresentou empecilhos para o compartilhamento e a fruição da arte de maneira presencial. Com a plataforma digital Memórias do Teatro da Bahia, as vivências de artistas da dramaturgia baiana protagonizam o compartilhamento de experiências, análises e prospecções.
Os próximos episódios da série de podcasts serão lançados até o fim de fevereiro, na plataforma Memórias do Teatro na Bahia (www.memoriadoteatrodabahia.com.br) e no Spotify. “Esse projeto é uma celebração a nossa memória coletiva e diversa. Inclusive, sete episódios não dão conta da imensidão que é o teatro baiano”, realça Guisande.
Programação
22 de fevereiro – V Podcast: Ator Criador – com Fábio Vidal e Mônica Santana, mediado por Marcos Lopes.
24 de fevereiro – VI Podcast: Os palcos, a Escola de Teatro da UFBA e coletivos teatrais de (grupo Avelãz y Avestruz) – com Hebe Alves e Márcio Meireles, mediado por Raimundo Matos
26 de fevereiro – VII Podcast: espetáculo “Cuida Bem de Mim” – com Ana Paula Bousas e Luiz Marfuz, mediado por João Guisande
O II Ato, com podcasts a serem lançados em fevereiro de 2021 na Galeria Online, é parte integrante do projeto Memórias do Teatro da Bahia, que além dos sete episódios seriados é composto por dramatizações textuais, exposições e material audiovisual inédito. Para realização, Guisande contou com o apoio financeiro do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura (Programa Aldir Blanc Bahia), via Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, Governo Federal.