Com apoio da Setur-BA, Festival das Baleias incentiva o ecoturismo 

A praia de Piatã, em Salvador, ficou mais bonita, nesta sexta-feira (8), com a operação de retirada do lixo da areia, realizada por voluntários. A iniciativa fez parte da programação do 10º Festival das Baleias, aberto na quarta-feira (6), no Teatro UNEB-Cabula, onde aconteceu a Conferência Oceânica do Brasil, reunindo autoridades, cientistas, professores e estudantes. O festival é promovido pela entidade ambiental RedeMar e segue até domingo (10), com o apoio da Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA).

No sábado (9), será realizada uma expedição para o avistamento de baleias-jubarte, na Baía de Todos-os-Santos, com a participação de estudiosos e admiradores de outros estados. O segmento turístico tem crescido na costa baiana, em função de ações conjuntas da Setur-BA e das instituições que trabalham pela preservação dos mamíferos marinhos.

“ É um segmento que desperta a curiosidade nas pessoas, permitindo a aproximação entre o ser humano e o meio ambiente. O Governo do Estado tem apoiado eventos dessa natureza, para promover a diversificação das atividades turísticas, sempre pautadas pela sustentabilidade”, ressaltou a chefe de gabinete da Setur-BA, Giulliana Brito.

“ O turismo de avistamento de baleias é qualificado e está evoluindo em nosso estado, resultado do trabalho da Setur-BA, que decidiu encampar essa temática, em parceria com entidades defensoras do ecoturismo. É uma experiência que movimenta, anualmente, cerca de dois bilhões de dólares no mundo”, completou o presidente da RedeMar, William Freitas.

O Festival das Baleias será encerrado, no domingo (10), na Praça Tereza Batista (Pelourinho), com apresentações culturais. A temporada dos animais no litoral baiano começou em julho e vai até novembro, quando eles retornam para o frio da Antártica, após o acasalamento e reprodução nas águas mornas do mar da Bahia. Os interessados em fazer passeios para observar os gigantes marinhos devem procurar operadoras de turismo especializadas no segmento.

Foto: Divulgação