Com o objetivo de capacitar os educadores da rede municipal de ensino na perspectiva da educação inclusiva, a Prefeitura de Sento-Sé, através da Secretaria Municipal de Educação (SME), realizou uma formação sobre o transtorno do espectro autista (TEA), para os professores da educação especial e coordenadores pedagógicos, nesta quinta-feira (14). O evento aconteceu na Igreja Cristã Evangélica e contou com a presença de 150 profissionais da área.
Durante a abertura do evento o secretário, Jeorge Ribeiro, agradeceu a presença de todos e explicou a importância do debate em torno da temática do Transtorno do Espectro do Autista (TEA). “A questão da inclusão das pessoas com algum tipo de transtorno como o TEA é um assunto que precisa estar na agenda pública e, sobretudo entre os profissionais, que atuam diretamente com a demanda, que são os professores, os gestores municipais e os coordenadores pedagógicos, visando proporcionar um atendimento melhor a este público. A nossa missão é proporcionar um ambiente agregador, e para isso é importante qualificar os educadores, para que eles sejam agentes desta transformação dentro da escola, e também incentivem a realidade da inclusão junto aos pais e familiares das crianças”, destacou o secretário.
A Psicóloga pós graduada em Neuropsicologia e em Reabilitação neuropsicológica, Josiane dos Santos Barbosa conduziu a formação que teve como tema: “Avaliação do Desenvolvimento: Entendendo um pouco sobre o Autismo e suas comorbidades”. Dentre os principais pontos de sua fala, Josiane fez uma explanação de forma abrangente sobre o conceito, a história, critérios de diagnóstico e comorbidades do TEA.
“Capacitar o professor na perspectiva da educação inclusiva é fundamental para que a inclusão aconteça de maneira ampla, fazendo o papel da escola, da educação e das práticas pedagógicas. O foco hoje foi contribuir com um pouco do meu conhecimento para auxiliar no cotidiano desses educadores. Essa formação é uma ação muito positiva, toda a equipe da SME e da gestão municipal estão de parabéns por desenvolver ações que possam contribuir para ajudar a educação municipal com uma demanda tão importante como esta”, explicou a psicóloga.
Maria de Fátima Rocha Rosa, é professora na Escola Núcleo V, Vereador Luiz Antônio dos Reis em Piri, ela participou da formação e avaliou como positiva. “Foi um encontro dinâmico onde muitas dúvidas, bem pertinentes, foram sanadas, tivemos muitas contribuições dos colegas a respeito de tudo que estava sendo abordado. Falar sobre o TEA ainda é algo novo para muitos educadores e esta iniciativa nos trouxe aprendizado e conhecimento acerca desse contexto tão importante para nós educadores, pais e demais pessoas, que estão em busca de mais informações relevantes sobre este tema”, avaliou a professora.
De acordo com a coordenadora da Educação Especial da SME, Josenilde Evangelista, o evento foi bastante produtivo, “pois tivemos um público expressivo, onde os professores interagiram, falaram das suas experiências do dia-a-dia na sala de aula e tiveram a oportunidade de tirar suas dúvidas com a palestrante. Foi um encontro excelente e produtivo”, afirmou.