A animação de crianças, adolescentes, adultos e idosos nem de longe lembra um cenário registrado há oito meses: lixo, mau cheiro, alagamentos em época de chuva e muitos ratos e insetos. O canal do Vale das Pedrinhas foi completamente transformado através de obras de urbanização realizadas pela Prefeitura e deu lugar a um verdadeiro espaço de convivência e lazer, resgatando a autoestima e melhorando a qualidade de vida dos moradores e frequentadores da região.
Com uma grande festa que contou com roda de capoeira e apresentações artísticas de alunos da rede municipal de ensino, a entrega oficial do equipamento foi feita nesta sexta-feira (25) pelo prefeito ACM Neto, acompanhado do vice e secretário de Infraestrutura e Obras Públicas (Seinfra), Bruno Reis, demais gestores municipais, vereadores, lideranças comunitárias e população. O investimento foi aproximadamente R$5 milhões, com obras coordenadas pela Seinfra e pela Secretaria Municipal de Manutenção (Seman), através da Companhia de Desenvolvimento Urbano de Salvador (Desal).
O prefeito lembrou que a urbanização do canal era um sonho antigo da comunidade, que sempre solicitava a intervenção durante as visitas realizadas no bairro. “É com muita alegria que é entregue à comunidade essa obra, que muda completamente o Vale das Pedrinhas trazendo beleza, vida e possibilidade de as pessoas curtirem ainda mais o bairro e viverem intensamente a cidade. A melhor recompensa é ver a alegria, o sorriso no rosto e a emoção estampada no semblante dos moradores”, declarou ACM Neto.
Emocionado, Neto aproveitou para elogiar a importância do secretário de Infraestrutura, Bruno Reis, durante a execução da obra: “Bruno tocou essa obra pessoalmente. Aqui esteve várias vezes vistoriando e coordenando todo o trabalho. Portanto. Podemos dizer que essa obra é uma filha genuína do seu brilhante trabalho como secretário de Infraestrutura”, disse o prefeito que ainda aproveitou para enaltecer o trabalho do secretário Claudio Tinoco e das lideranças da localidade, Cristiano Santos e Washington Lopes.
“Hoje é um dia histórico para o Vale das Pedrinhas. Estamos realizando um sonho da população. Muitos foram os que prometeram a urbanização do canal, mas nunca realizaram”, explicou Bruno Reis. Ainda de acordo com o vice-prefeito, tão logo ele assumiu a pasta, foi ordem do prefeito, ACM Neto, começar pelo Vale as Pedrinhas o trabalho de urbanização na cidade. “Um bairro de muita luta de um povo forte e de ativa participação política. Foi aqui minha primeira ordem de serviço como secretário de obras. Oito meses depois estamos aqui para celebrar a inauguração nessa grande festa. Uma obra executada em tempo recorde. Não tenho dúvidas q a salvador de amanhã será ainda melhor que de hoje.
Presente à festa, o sub-prefeito da Barra-Pituba, Fabio da Mata, foi mais um a comemorar a entrega do novo espaço: “A importância é aquilo que podemos ver… Nós saímos de córrego, esgoto a céu aberto com lixo para uma praça de lazer com todos os equipamentos. Para ser sincero não vejo em Salvador nenhuma praça melhor que essa do Vale das Pedrinhas. Aqui tem todos os equipamentos e da melhor qualidade possível. É uma obra emblemática e estamos muito satisfeitos. Só o prefeito ACM Neto e o vice-prefeito, Bruno Reis, para proporcionarem isso para nossa comunidade”.
Comunidade – “É uma alegria muito grande ver a satisfação da minha comunidade. Podemos ver que os moradores saíram ganhando em todos os sentidos: saneamento básico, sustentabilidade, esporte, cultura, lazer, saúde… Então, só temos a agradecer a essa gestão do prefeito ACM Neto por olhar pelo lado dos bairros periféricos e saber que o Nordeste de Amaralina, Vale das Pedrinhas, Chapada do Rio Vermelho e Santa Cruz, merecem ter uma obra como essa”, disse Washington Lopes, liderança comunitária.
Antigo representante dos capoeiristas da região, o Mestre Boa Gente, respondeu sobre a importância desse novo espaço para os adeptos da arte: “Não só para capoeira, mas para toda a comunidade do Nordeste de Amaralina. Aqui é único bairro onde se realiza um encontro nacional de capoeira, que é um intercâmbio com Estados Unidos e Europa. Antes nós não tínhamos espaço, mas agora temos um point para fazer uma coisa bonita e trazer renda para a comunidade local”.