Em cerimônia realizada na tarde desta terça-feira (5), no polo industrial de Camaçari, a gigante chinesa BYD deu o pontapé inicial para a instalação do complexo fabril que produzirá veículos elétricos na Bahia. A partir de agora, a fábrica será construída do zero, em 330 mil metros quadrados de área sem edificações e, a partir da segunda etapa do projeto, o antigo complexo da Ford será reformado para ser utilizado para atração e a implantação da cadeia de fornecedores.
O início da construção dá continuidade ao processo de instalação do maior polo industrial da BYD fora da China, que conta com o investimento de R$ 3 bilhões. A montadora produzirá veículos elétricos e híbridos de passeio, chassis de ônibus e caminhões elétricos a partir de 2025, com geração de cerca de 10 mil empregos diretos no estado. Também está entre os objetivos, nos próximos cinco anos, o processamento de lítio e ferro fosfato, que vão ser usados nas baterias dos veículos.
O governador Jerônimo Rodrigues participou da cerimônia e assinou o contrato de compra e venda do imóvel, pertencente ao Estado, que concederá, a partir da data, o uso da área pela fabricante.