Conhecido por dedicar grande atenção às demandas da população do Subúrbio Ferroviário, o vice-prefeito Bruno Reis foi aclamado por moradores da região nesta quarta-feira (20). Ao lado prefeito ACM Neto, Bruno mostrou que está com a popularidade em alta, ao participar da solenidade de autorização do início da requalificação do Canal do Paraguari, obra que ajudou a tirar do papel após meses de empenho, desde que assumiu a Secretaria de Infraestrutura e Obras (Seinfra), em fevereiro.
Um sonho antigo dos moradores do Subúrbio, a requalificação do Canal do Paraguari vai embelezar e tornar mais agradável a comunidade, que ganhará espaços de lazer e convivência. A obra também contribuirá para reduzir os problemas de alagamentos em dias de chuvas intensas e evitar que a localidade se torne um depósito de lixo, melhorando a qualidade de vida da população de Periperi.
Com um investimento de R$ 14.728.235,54, oriundos de recursos próprios, a obra será realizada pela BSM, sob a coordenação da Superintendência de Obras Públicas de Salvador (Sucop), vinculada à Seinfra. A primeira etapa da requalificação, que atinge uma extensão de 925 metros de rio e tem previsão de duração de oito meses, vai contemplar a implantação de patamares de 2,80m, constituídos por lajes pré-fabricadas em ambos os lados do canal.
O local também terá travessias para pedestres sobre o canal a cada 60m de extensão e nova iluminação pública com lâmpadas em LED. O entorno do rio será beneficiado com revestimento asfáltico das vias que margeiam o canal e com a construção de um espaço público de convivência e lazer sobre o trecho inicial do canal, com o revestimento em piso intertravado e implantação de pergolados, bancos, paisagismo e acessibilidade.
Assim como a Avenida Afrânio Peixoto (Suburbana), o Paraguari ganhará ciclovia. As duas praças da Rua da Glória também serão recuperadas. De acordo com o vice-prefeito e secretário, Bruno Reis, a licitação para a segunda etapa da requalificação está prevista para ser lançada em dezembro. O projeto prevê a barragem de contenção para regular as águas que chegam ao canal. As duas etapas totalizam quase R$ 30 milhões em investimentos.