O feriado de Nossa Senhora da Conceição, celebrado nesta quarta-feira (8), pode ser uma oportunidade para que os soteropolitanos desfrutem de uma programação cultural diversificada na cidade. Alguns dos espaços culturais, por exemplo, possuem gratuidade neste dia, dedicado à padroeira da Bahia, o que pode ser um incentivo a mais para redescobrir Salvador.
O Espaço Pierre Verger da Fotografia Baiana, situado no Forte Santa Maria, na Barra, é uma das alternativas para curtir Salvador no feriado e conta com um acervo em homenagem ao fotografo que dá nome ao espaço e à fotografia baiana. Lá estão reunidas aproximadamente 5 mil fotografias do artista.
A poucos metros do local é possível visitar também o Espaço Carybé das Artes, situado no Forte de São Diogo, e que é um local interativo e de referência da vida e obra do artista. No espaço a obra de Carybe é apresentada com recursos de realidade virtual. Tanto o espaço Pierre Verger quanto o Carybé das Artes possuem visitação gratuita às quartas-feiras e funcionam das 10h às 18h.
A trajetória de vida de um grande casal da literatura pode ser conferida na Casa do Rio Vermelho – Jorge Amado e Zélia Gattai, na Rua Alagoinhas, 33. Com um perfil interativo, a casa apresenta uma série de projeções e vídeos, além de objetos pessoais e correspondências trocadas com Jorge Amado e Zélia Gattai, que transmitem um pouco da trajetória dos escritores. O local funciona das 10h às 18h (entrada até 17h), e a entrada é gratuita às quartas-feiras.
A Casa do Carnaval, situada na Praça Ramos de Queirós, s/n, Pelourinho, é outra opção que, além de trazer informações culturais, coloca o público para dançar sucessos que fazem parte da história da festa. O equipamento cultural dedicado à maior festa popular do planeta funciona das 10h às 18h, com entrada gratuita as quartas-feiras. A lotação máxima é de 77 visitantes e foram adotados todos os protocolos de enfrentamento à Covid-19, para que a visita seja feita de forma segura.
Inaugurada este ano pela Prefeitura, a Cidade da Música da Bahia é mais uma opção para incluir no roteiro cultural no centro antigo da capital. Voltada para a música e ritmos baianos, a estrutura, localizada no Comércio, dispõe sobre a história da música e dos artistas baianos. O equipamento, é dividido em três níveis e conta com telas interativas, associando os bairros de Salvador aos ritmos musicais e diversos outros recursos.
O equipamento também funciona das 10h às 18h e os ingressos variam entre R$20 (inteira) a R$10 (meia), para residentes de Salvador, estudantes e idosos. Para visitar este espaço é preciso efetuar agendamento através do site www.cidadedamusicadabahia.com.br .
Parques – Quem deseja atividades ao ar livre pode ir ao Parque Municipal Joventino Silva, mais conhecido como Parque da Cidade, no bairro do Itaigara. O local possui espaços diferenciados, garantindo diversão e aventuras para a meninada e um momento de comunhão com a natureza para toda a família. O equipamento funciona das 5h às 22h.
Alternativa para quem curte a brisa do mar e prática de esportes radicais, o Parque dos Ventos oferece um vasto espaço à beira-mar, totalmente gratuito e com diversos equipamentos para quem curte skate, ciclismo, escalada e rapel, além de ser um ótimo espaço de lazer para toda a família. O equipamento funciona das 5h às 22h.
Um oásis localizado no seio de uma das regiões mais movimentadas da cidade, a Lagoa dos Dinossauros, no Stiep, é uma ótima opção para apresentar o fantástico mundo jurássico aos pequenos. O espaço é aberto ao público, das 8h às 17h, com agendamento prévio através do site http://lagoadosdinossauros.salvador.ba.gov.br/.
Também situada no Stiep, a Lagoa dos Pássaros permite ótimos momentos de lazer e diversão para toda a família. Um local propício para passeios e piqueniques, o espaço funciona das 5h às 19h, e fica localizado na Travessa Arnaldo Lopes da Silva.
Natal – Já que a capital baiana está em clima natalino, duas opções divertidas são as Vilas de Natal, montadas pela Prefeitura no Campo Grande e em Periperi (Praça da Revolução). Coordenados pela Diretoria de Iluminação da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Dsip/Semop), os espaços têm entrada gratuita e trazem o tema Luz pra Recomeçar.
No Campo Grande, a Vila de Natal é iluminada por 7 milhões de lâmpadas sustentáveis de LED. Dentre os atrativos estão a catedral composta por vitrais, Casa do Papai Noel, presépio gigante, túnel luminoso e árvore de Natal. O espaço também possui elementos de acessibilidade, com apresentação das atrações em braile, três cadeiras de rodas para pessoas com dificuldade de locomoção e colaboradores da Prefeitura para orientações durante a visitação.
Para conhecer o espaço é preciso realizar agendamento através do site www.natal.salvador.ba.gov.br . A visitação dura 50 minutos e a entrada também é gratuita. Pessoas com deficiência não precisam de agendamento e têm direito a dois acompanhantes.
Crianças com menos de 12 anos também não precisam de cadastro. Há sessões disponíveis para visitação às 18h, 19h, 20h e 21h. Além do uso da máscara, é obrigatória a apresentação, pelas pessoas acima de 18 anos, do comprovante de vacinação com as duas doses ou dose única contra a Covid-19.
Já em Periperi, não é necessário fazer agendamento para ter acesso à Casa do Papai Noel, presépio, e árvore luminosa, dentre outros itens. No entanto, é obrigatório o uso da máscara e, no caso dos maiores de 18 anos, também é necessária a comprovação da vacinação contra o coronavírus.
Foto:Reprodução