Confraternização marca passagem dos 20 anos da ADAB

Em grande estilo. Assim foi comemorado, nesta quarta-feira (18), os 20 anos da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (ADAB). Uma confraternização entre os colaboradores marcou a passagem de duas décadas do órgão. Não faltaram discursos e homenagens àqueles que de alguma forma contribuíram para o sucesso da empresa.

Presente à cerimônia, o secretário estadual de Agricultura, Lucas Teixeira, ressaltou a relevância do trabalho desempenhado pela Agência: “A Adab é de suma importância para a agropecuária baiana. Traz segurança alimentar para o que é consumido pela nossa população, além disso traz segurança ao patrimônio do pecuarista. Sem dúvidas o desempenho da Adab é  fundamental para que o agronegócio baiano continue funcionando. Somos a agricultura que mais cresce no país, isso com sustentabilidade ambiental e segurança alimentar e agropecuária”

Bastante entusiasmado, o atual presidente da Adab, Mauricio Bacelar, destacou o trabalho desempenhado pelo Grupo Executivo de Erradicação da Febre Aftosa na Bahia (GERFAB), que segundo ele, abriu os caminhos para o que hoje é feito na defesa agropecuária do estado:

“A história da defesa agropecuária da Bahia começou bem antes da Adab. Começou na década de 60 com o Grupo Executivo de erradicação da febre aftosa na Bahia. Foi a partir daí que foram implantados os pilares da defesa agropecuária moderna, que são a defesa animal, defesa vegetal e a inspeção de produtos de origem animal e vegetal. A partir daí esse grupo de servidores da Adab tem contribuído para que hoje a agropecuária contribua com quase 25% das receitas do estado e gere quase 1/3 dos empregos que os baianos ocupam atualmente”, salientou.

“Nós temos muito a comemorar. Estamos próximos de tornar o nosso estado zona livre da febre aftosa sem vacinação. Isso vai valorizar toda agropecuária baiana. Vai dar acesso aos produtos da agropecuária baiana aos mercados mais exigente do mundo. Os nossos desafios não param por aí”, completou Bacelar.

História – Criada pela Lei nº 7.439 de 18 de janeiro de 1999, regulamentada pelo Decreto nº 7.518 de 08 de fevereiro de 1999, a Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), que é vinculada à Secretaria de Agricultura Irrigação e Reforma Agrária (SEAGRI), tem como objetivo “assegurar o desenvolvimento de uma agropecuária competitiva, sustentada no desafio da economia globalizada, através, da inspeção e controle da saúde dos animais e vegetais, garantindo o nível de proteção adequado aos consumidores, bem como a melhoria do meio ambiente”.