Anderson Alves Barreto nasceu no dia 06 de abril de 1980, no bairro de Pau da Lima, em Salvador. Logo aos três anos mudou-se com os pais e os 2 irmãos para o lugar que mudaria decisivamente a sua vida: Dom Avelar. No bairro onde cresceu ganhou um apelido que carrega até hoje: Anderson Ninho.
“Ninho apelido de infância, juntou se ao Anderson no período do início dos anos 2000 quando fazia rádio comunitária. Aí ficou Anderson Ninho”, explica.
Filho de comerciantes, Ninho estudou toda sua vida em escola pública. E foi ainda nos tempos de estudante, que o jovem começou a demonstrar sua capacidade de liderança. “Comecei no movimento estudantil, sempre eu era escolhido como líder de sala. Mais tarde, no grêmio estudantil do colégio Teixeira de Freitas fui um dos líderes da “revolta do buzu”, conta.
Membro de uma família de classe média baixa, Anderson logo cedo começou a trabalhar. Nas escolas Edvaldo Brandão, em Cajazeiras, e na Vicente Pacheco, em Dom Avelar, trabalhou como auxiliar de serviços gerais e office boy, respectivamente. Sempre inquieto e obstinado se matriculou no curso de formação de instrutor teórico de autoescola e exerceu a função por quatro anos. Trabalhou também como cobrador de ônibus e, posteriormente, graduou-se em Gestão Pública pela Unijorge.
Comunidade – A labuta em prol da comunidade começou logo cedo na vida de Anderson Ninho, sempre sensível às demandas do povo carente. Conhecedor dos inúmeros problemas, característicos dos bairros periféricos da cidade, o “líder” logo resolveu arregaçar as mangas e “fazer acontecer”.
“O início da minha militância foi motivado pelos problemas que eu via no bairro. Quando passava as eleições o bairro ficava desassistido”, explica.
Política – Ninho foi “iniciado” na política partidária aos doze anos participando de campanhas de deputados e vereadores. Em 2010, por iniciativa do pastor Eliel Martins, da Igreja Batista Galileia, a qual faz parte, Anderson foi lançado à deputado estadual. “Foi mais como teste…Ainda assim obtive 3.300 votos”, lembra. Daí não parou mais: em 2012 foi candidato a vereador obtendo 3.604 votos e em 2016, a impressionante marca de 6.834 votos.
Depois de 2012 com a expressiva votação e a ajuda dos parceiros de todas as horas, ACM Neto e Bruno Reis, tive a oportunidade de ajudar também os bairros vizinhos como Pau da Lima, Castelo Branco, Jardim Cajazeiras, Pirajá, Alto da Cebola, São Marcos. Pudemos fazer coisas que vereadores de mandato não conseguiam e nós conseguimos. Hoje, olho no retrovisor e vejo que vale a pena”, diz emocionado.
Atualmente, presidente da Associação de Moradores de Dom Avelar Brandão Vila, Ninho desenvolve diversos tipos de trabalho na comunidade. Na festa das crianças, realizada em outubro, o grupo reúne cerca de mil crianças.” Representamos quase sete mil votos que eu recebi na última eleição. Tentamos de alguma forma retribuir a confiança. Meu grande sonho é ser prefeito, governador e até presidente do Brasil”, completa Ninho que atualmente atua como na Ouvidor de esportes da Semtel.