[18:11, 15/03/2020] Fabiano Site: Em um momento de propagação do Coronavírus e a consequente recessão da economia em todo o mundo, a secretária municipal de Promoção Social e Combate à Pobreza (Sempre), Ana Paula Matos, defende uma atuação ainda mais diligente da equipe de ação social para garantir os serviços para famílias em vulnerabilidade e risco social, como pessoas em situação de rua, idosos, cidadãos em situação de pobreza e extrema pobreza.
De acordo com Ana Paula Matos, nesse período, o trabalho da equipe da pasta pode ser determinante para a sobrevivência de milhares de pessoas. “Temos que organizar ainda mais a assistência social para atender, de forma mais segura e responsável, cada vez mais pessoas. O Bolsa Família passa a ser essencial nesse momento. Pode ser a diferença entre a vida e a morte. Muitas das pessoas vivem da informalidade, da venda de pequenas coisas em locais de aglomeração, que devem ser evitados”, avaliou Ana Paula Matos.
A secretária ainda fez questão de ressaltar que muitas dessas pessoas têm o Bolsa Família como única fonte de renda. “Se não atualizarmos os cadastros, famílias perdem o benefício e não têm o que comer. A gente precisa estar ainda mais atento para que todas essas pessoas que realmente precisam tenham seu benefício atualizado e que, assim, elas possam ter o recurso,que pode determinar a sobrevivência de um indivíduo, Muitas vezes, é um provimento único de sustento que eles têm. O trabalho da assistência social está no rol dos serviços essenciais”, completou.
Com a aproximação do período de chuvas, a titular ressalta, ainda, a responsabilidade da Secretaria de Promoção Social com pessoas em situação de rua. “Para que a gente possa estar preparado, estamos organizando um plano emergencial, com ações específicas para nossa equipe”, contou.
Medidas já foram adotadas para minimizar os riscos de propagação do coronavírus entre os assistidos pela Sempre, a exemplo da proibição de visitas e a saída de idosos do Abrigo Dom Pedro II e abrigos conveniados. “Estamos criando uma série de estratégias para garantir a proteção das pessoas que precisam sem colocar em risco a nossa equipe”, concluiu.
Nesta segunda-feira (16), a secretária de Promoção Social Social e Combate à Pobreza fará uma transmissão ao vivo do Instagram @anapaulamatos.ba para falar sobre as ações da Sempre que estão sendo tomadas para minimizar os efeitos causados pelo coronavírus em Salvador.