Centenas de pessoas foram, na manhã desta sexta-feira (20/1), percorrer os três quilômetros do cortejo religioso que homenageou São Francisco de Assis, padroeiro do distrito de Monte Gordo. A celebração integra o ciclo de lavagens da Costa de Camaçari, que retornou em 2023, após dois anos sem acontecer, em decorrência da pandemia da Covid-19.
Pedindo a benção do padroeiro para que tenhamos um ano próspero, o prefeito Elinaldo Araújo ressaltou que este é um dia de fé e felicidade. “Serão três dias de festa, aquecendo o comércio e valorizando a nossa cultura”, pontuou. O gestor ainda destacou ações que beneficiarão a localidade de Monte Gordo este ano. “Vamos entregar aqui uma creche, o mercado e a praça totalmente requalificados, além da entrada de Guarajuba que ganhará iluminação cênica, paisagismo e nova infraestrutura que vai aquecer o turismo e beneficiar a população”, afirmou.
O percurso da procissão, com saída da praça principal de Guarajuba, seguiu até a Igreja Matriz de Monte Gordo, sendo animado pelas tradicionais baianas, além de uma programação especial promovida pela Secretaria da Cultura (Secult), com a participação de grupos da cultura popular do município, credenciados através do edital Cidade Cultural.
Entre as atrações, esteve a Alaketu, companhia camaçariense de dança criada em 2012. Kaio Pavlovitch integra o grupo há sete anos e conta a experiência especial em se apresentar em lavagens. “É uma energia diferente e incrível. E a cada ano é um momento novo. Para a lavagem, preparamos um trabalho ainda mais focado na dança afrobrasileira para promover o resgate da nossa cultura e levar alegria”, disse.
Além da Companhia Alaketu, também animaram o cortejo os grupos de capoeira, Filhos de Maré e Camugerê; de samba de roda, Guerreiras de Parafuso e Nativas de Arembepe; e o grupo percussivo Som do Timbal.
Para a secretária do Turismo, Cristiane Bacelar, é uma alegria ver a retomada do ciclo de lavagens após o período pandêmico. “Um momento ímpar, especialmente vendo nossa cidade cheia de turistas e voltando nossos festejos com toda a organização. Marca o início de um 2023 de esperança e de uma fase nova para Camaçari e para o nosso turismo”, destacou.
Morador de Guarajuba, o corretor André Farias foi prestigiar o cortejo. “Gosto muito e por isso venho acompanhar todos os anos, curtindo o sol”, afirmou. A lavagem também é uma oportunidade para os comerciantes aquecerem as vendas e para aqueles que querem ganhar um dinheiro extra. É o caso da ambulante Maria da Silva, que apesar de morar na sede do município, sempre aproveita as lavagens para incrementar a renda. “Participo sempre. Além de tirar um dinheirinho, ainda dá pra conferir o cortejo lindo”, destacou.
Após a celebração religiosa, a festa profana prossegue a partir das 16h, com a banda O Kannalha, no bloco Ai K’Língua, com saída do antigo Maria Pimenta, na entrada do distrito. Já no sábado (21/1), a festa começa a partir das 14h, com três blocos programados: Vira Copos, com Thiago Aquino; minitrio do Amantes do Samba; e bloco Coco Manga, com Cia do Pagode. À noite, a partir das 19h, será a vez do palco fixo animar o público, com diversas bandas locais e regionais que se estendem até o domingo (22/1).
Os blocos também fazem a festa no domingo. O público poderá contar com apresentações de blocos, com Lasinho do Banjo, às 14h; e Lula Loka, com Oh Polêmico, às 15h. Ainda no domingo está marcado para acontecer a tradicional Missa na Capela de São Francisco de Assis, às 16h, na Igreja Matriz.
As lavagens da costa do município são uma iniciativa da Prefeitura de Camaçari, por meio das secretarias de Governo (Segov), dos Serviços Públicos (Sesp), da Cultura, e do Turismo (Setur), além da Prefeitura Avançada da Costa e apoio de órgãos municipais.
Estiveram presentes ainda o vice-prefeito, José Tude, a primeira-dama, Ivana Paula, secretários municipais, vereadores e representantes religiosos.
Confira abaixo a programação:
Sexta-feira (20)
16h – Bloco Ai K’Língua: O Kannalha
Sábado (21)
Blocos
14h – Bloco Vira Copo: Thiago Aquino
15h – Minitrio com Amantes do Samba
16h – Bloco Coco Manga: Cia. do Pagode
Palco
19h – Tony Oliveira
20h – Bond Black
22h – Lincoln
0h – Nivaldo Marques
2h – Tá Gravando
Domingo (22)
Blocos
14h – Minitrio com Lasinho do Banjo
15h – Bloco Lula Loka: Oh Polêmico
Palco
18h – Luciano Gutierres
19h30 – Movimento Bom
21h – Diogo e Lana
22h30 – Rafinha Big Love
Segunda-feira (23)
16h – Procissão marítima – Praia do Porto, em Guarajuba
17h – Procissão terrestre com destino à Capela de São Francisco de Assis
Foto: Tiago Pacheco